Setecidades Titulo
Pólo de Decoração revitaliza paróquia
Do Diário do Grande ABC
19/06/2006 | 07:48
Compartilhar notícia


Graças ao trabalho voluntário de empresários, arquitetos e decoradores do Pólo de Decoração do ABC, as instalações do salão social da Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Vila Palmares, em Santo André, já estão de cara nova para atender a comunidade carente local. Com a reforma – concluída no final do mês passado, foram trocados telhado, janelas, iluminação, piso, cadeiras, mesas e cortinas. Todo o material foi doado por empresas. É no salão social que são realizadas as festas beneficentes e servidas diariamente 120 refeições/dia para moradores de rua, desempregados e aposentados.

Outros ambientes da paróquia também foram reformados e receberam equipamentos novos. A cozinha, por exemplo, agora tem fogão industrial e exaustor. A Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) mantém na paróquia cursos de culinária focados no reaproveitamento das sobras de alimentos. A farmácia também foi beneficiada.

O padre Rubens Chasseraux, no local há 40 anos, parece ainda não acreditar nas transformações dos espaço. “Isso aqui era tudo disforme”, disse referindo-se ao fato de o prédio ter sido construído em meados dos anos 1960 com sobras de material de construção da vizinhança. “As portas e janelas eram de modelos e tamanhos diferentes. Nosso atendimento era muito rudimentar. Não é porque a pessoa é pobre que tem de ser atendida de qualquer maneira. É preciso ter um ambiente mais agradável, o que de certa forma estimula a pessoa a cuidar da própria higiene”, avalia.

O Pólo de Decoração do ABC é uma ONG (Organização Não-governamental) formada por lojistas da região e tem como parceiros arquitetos e decoradores. “Todo o trabalho desses profissionais é voluntário”, explicou José Roberto Balber, um dos empresários responsáveis pela execução da reforma das instalações da paróquia.” A ONG existe há seis anos. “Nosso primeiro trabalho social foi a reforma do orfanato Sol da Esperança, em Mauá, que atende a 40 crianças. Ainda não definimos a entidade que atenderemos no próximo ano”, completa Balber.

Segundo o padre Rubens, a comunidade atendida na paróquia é formada basicamente por moradores de rua, desempregados e aposentados. “O que o aposentado ganha não dá. Se paga aluguel e compra remédio, não come.” A paróquia oferece ainda atendimento médico voluntário nas especialidades de geriatria, psicologia, cardiologia, pediatria e oftalmologia.                                 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;