Setecidades Titulo Consumo
Rhodia estimula funcionários a economizar

Participantes pouparam 925 m³, quantidade suficiente para abastecer 230 famílias por um mês

Renata Rocha
Especial para o Diário
01/11/2014 | 07:01
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Adréa Iseki/DGABC


Em tempos de crise hídrica, o departamento de utilidades da Rhodia, empresa do grupo Solvay, em Santo André, criou a campanha Eu sou Guardião da Água, em que incentiva os funcionários a reduzir o consumo em casa. Televisão, videogame, e câmeras digitais foram sorteadas na campanha.

“Focamos o reúso de água, até porque na fábrica utilizamos esse método. Pensamos em como passar a mensagem e incentivar nossos funcionários a fazer o mesmo dentro de casa, além de transformá-los em multiplicadores da ideia”, disse o engenheiro da área de utilidades da unidade têxtil da Rhodia, Fernando Batista.

O mês de abril foi utilizado como referência. Para estar apto a participar da campanha, o funcionário precisava economizar mínimo de 20% em relação ao mês base. Quem conseguiu ganhou um cupom para concorrer a uma televisão e o que mais economizou ganhou um videogame X-Box.

A campanha contou com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que cedeu panfletos com dicas de como economizar. No sistema de comunicação interna da empresa foram disponibilizadas dicas de como identificar vazamentos. Em três meses de duração, foram economizados 925 m³ de água, o suficiente para abastecer 230 famílias durante 30 dias.

Um dos funcionários que ganharam uma televisão foi Juraci Basilio, 54, que alcançou 69% de economia de água em três meses. “A gente não mudou muito a rotina, em casa sempre economizamos. Agora passamos a guardar a água da máquina de lavar, fechar a torneira ao lavar louça e colocamos uma bacia no boxe de casa para usar a água do banho para dar descarga.”




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