D+ Titulo
Exercite a memória
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
30/03/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Quantas vezes você já quis lembrar o nome de uma rua e não conseguiu? Ou começou a contar uma piada e esqueceu o final? O segredo para guardar estas e outras informações da sua vida pode estar em um único ato: prestar atenção.

Especialistas garantem que, se você tiver concentração no momento de ler, receber uma informação ou vivenciar algo, as chances de ela se fixar no córtex cerebral – área onde fica a memória – são maiores.

Paulo Caramelli, coordenador científico da Academia Brasileira de Neurologia, também sugere fazer associações para relembrar determinados fatos. “Se você quer memorizar, além de ter uma atenção muito precisa, sua capacidade de armazenamento pode aumentar se fizer associações com o que já conhece.”

Vamos ao exemplo: caso queira lembrar de uma música que goste, faça uma analogia entre ela – assim que escutá-la – e uma situação prazerosa que já tenha vivido. Assim, sempre que quiser cantá-la, saberá toda a letra.

Rubens Wajnsztejn, professor de Neurologia da Faculdade de Medicina do ABC, dá outra dica: “Se você colocar uma determinada situação em um aspecto emocional, será mais fácil ativar a memória quando precisar.”

Já a professora Ruth Ferreira Santos, da Escola Paulista de Medicina, aconselha a usar os cinco sentidos para guardar melhor as informações. “Usando várias vias de comunicação (visual, auditiva e tátil), você consegue tornar o conteúdo significativo.”

Raciocínio - Jogos que envolvem o raciocínio, diz Wajnsztejn, também são grandes aliados para desenvolver a memória. “Isso ativa todos os circuitos entre os neurônios que auxiliam na lembrança.”

Segundo o profissional, estudos mostram que praticar um jogo de computador – como o paciência – antes de escrever um texto, por exemplo, é uma boa forma de facilitar a execução da tarefa. “Você vai ter de traçar uma estratégia no jogo, o que já exercita o cérebro para a atividade posterior.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;