Setecidades Titulo Santo André
Obras no período das aulas provocam transtornos em escola

Na sexta-feira, operário caiu do telhado durante reparo em Emeief de Santo André

Natália Fernandjes
18/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Mães de estudantes da Emeief (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental) Machado de Assis, no Parque Miami, em Santo André, estão preocupadas com riscos de acidentes em razão de obras que estão sendo executadas na unidade. A apreensão aumentou na sexta-feira, quando uma telha quebrou e um operário caiu da cobertura.

Apesar da queda, o funcionário da empreiteira contratada não se feriu. Mesmo assim, a ocorrência despertou o sinal de alerta na comunidade escolar. Em visita à unidade de ensino na manhã de ontem, a equipe do Diário verificou que diversos materiais de construção estavam espalhados pelas áreas onde as crianças circulam livremente. Blocos de concreto, telhas, pedaços de madeira e estruturas metálicas eram alguns dos itens que poderiam ser facilmente acessados pelos estudantes, provocando riscos de novos acidentes. Outro problema era a falta de grade no local onde ficam armazenados os botijões de gás.

A dona de casa Luciana Aparecida Oliveira, 31 anos, que integra o Conselho de Pais, afirma que as mães não são contra as melhorias, mas que a reivindicação é para que as reformas sejam feitas em horários alternativos. “Os alunos poderiam ter sido atingidos por uma telha, ou mesmo pelo operário, quando ele caiu”, protesta.

 “A escola deveria estar fechada durante as obras, mesmo que as crianças tivessem de repor as aulas nas férias”, sugere a auxiliar de faturamento Rosimeire Maria Ramos, 37. Segundo a moradora do bairro, o filho de 8 anos ficou assustado com o acidente. “Não vou mais deixá-lo vir para cá até que eu sinta segurança, mesmo que conte falta.”

As mães ressaltam ainda que os pontos onde estavam sendo feitos os trabalhos não possuíam sinalização nem proteção para evitar o acesso dos estudantes. Segundo uma delas, um aluno da EJA (Educação de Jovens e Adultos) teria pisado em um buraco que havia sido aberto no pátio. “Esses serviços estão prejudicando as aulas. É um risco trazer o filho”, destaca a auxiliar de enfermagem Lucia Araújo, 44.

 

Reformas só serão encerradas em junho, segundo Prefeitura

 

A reforma da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Machado de Assis, no Parque Miami, só será encerrada em junho, segundo a Prefeitura de Santo André. As obras foram iniciadas em dezembro e custaram R$ 1,5 milhão aos cofres do município.

O Executivo informa que estão sendo realizadas ações como pinturas interna e externa, troca de pisos, alambrados, grades e vidros, além de conserto e colocação de novos brinquedos no playground e revisão da parte elétrica. A administração acrescenta que também está sendo instalada rampa de acesso à quadra.

A Secretaria de Educação salienta que as obras no interior do prédio foram iniciadas durante as férias. A escola atende 917 alunos com idade entre 3 e 10 anos e acima de 15 nas salas da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Quanto aos acidentes relatados pelas mães dos estudantes, a Prefeitura informa que, nos dois episódios, o resgate foi feito pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas que ambos estavam bem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;