Setecidades Titulo Alívio
Casos de síndrome respiratória aguda grave se estabilizam, anuncia Fiocruz

Boletim aponta interrupção do crescimento em todas as faixas etárias

Da ABr
12/02/2022 | 08:53
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) estão apresentando sinal de interrupção da tendência de crescimento no País, embora alguns Estados ainda demonstrem crescimento. A informação foi divulgada ontem, no Boletim InfoGripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).


A publicação é da semana epidemiológica de 30 de janeiro a 5 de fevereiro, e tem como base os dados inseridos no SivepGripe até 31 de janeiro. Ele indica que, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, os casos de Covid-19 representam a maioria das ocorrências de SRAG, com a proporção de 87,4% de Sars-CoV-2 dentre os casos positivos, enquanto se registrou 3,9% de Influenza A, 0,1% de Influenza B e 1,4% de vírus sincicial respiratório (infecções do trato respiratório).


Em relação à evolução dos casos e óbitos de síndrome respiratória aguda grave, o boletim aponta cenário nacional de interrupção do crescimento em todas as faixas etárias da população adulta. Entre as pessoas de 20 a 29 anos, na qual já havia iniciado processo de queda no início de janeiro, observa-se possível interrupção na tendência de queda. Entre crianças e adolescentes (zero a 17 anos) verifica-se manutenção da tendência de queda iniciada na virada do ano.

GRIPE
Segundo a Fiocruz, nos casos associados a outros vírus respiratórios nota-se um aumento significativo de ocorrências associadas ao vírus Influenza A (gripe) no fim de novembro e ao longo de dezembro, tendo inclusive superado os registros de Covid-19 em algumas semanas.


“Embora os dados associados às últimas semanas ainda sejam parciais, há indícios de que a epidemia de Influenza já tenha retornado a volumes basais, pós-epidêmicos, tendo atingido o pico de casos nas últimas semanas de dezembro, embora a situação de cada Estado seja ligeiramente distinta para cada território.


Em relação à pandemia, os dados relativos ao fim de dezembro e primeira semana de janeiro apontam para a retomada do cenário de predomínio da Covid-19 e manutenção do crescimento até o momento em alguns Estados, porém, já com sinal de interrupção no agregado nacional, indica o boletim da Fiocruz. <TL>(da Abr) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;