Setecidades Titulo Coluna Memória
De volta a Santo André em construção. Estamos na Grande Assunção. Construía-se a nova Igreja Matriz.

As fotos, originais, são do acervo do Dr. Arnaldo Guerra Simões, e foram doadas ao projeto Memória do Diário do Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/02/2022 | 05:10
Compartilhar notícia


De fato, as imagens mostram a Santo André urbana em construção, cercada por colinas vazias no horizonte. Não havia arranha-céus. Nem favelas. No máximo aparecem os primeiros sobrados.

A rua, em destaque, é a Santo André. Bem alinhada, com espaço para as calçadas, mas, ou muito nos enganamos, ainda não possuía guias, sarjetas e pavimentação.

Na outra foto, tirada do telhado da Santa Casa, depois Hospital Municipal – hoje Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão - duas referências da Avenida João Ramalho: a residência de Said Chedid, sogro do Dr. Arnaldo, e a igreja Matriz de costas para a avenida, ainda sem as torres.

Preocupado com a exatidão das informações, Dr. Arnaldo informa não saber a data em que as fotos foram tiradas. Sabemos que as torres já existiam no começo da década de 1960 – e do alto delas o padre Ervino Vivian fotografou vários ângulos da cidade. Portanto arriscamos dizer que as fotos são da década de 1950, talvez 1940.

Mais importante: a qualidade das imagens. A disciplina das construções e o carinho de uma população que escolheu Santo André como a sua cidade.

EXPANSÃO. Rua Santo André marca a evolução urbana da cidade na sequência da mancha inicial do eixo Estação-Oliveira Lima-Alfredo Flaquer: ao fundo, as colinas - Crédito da foto  Acervo: Arnaldo Guerra Simões

CONSTRUÇÃO. Erguia-se a Igreja Matriz com o sobrado de Said Chedid na Avenida João Ramalho: o modelo do automóvel estacionado pode indicar a data da foto - Crédito da foto  Acervo: Arnaldo Guerra Simões

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Domingo, 6 de fevereiro de 1972 – Ano 14, edição 1760

CIDADANIA – Projeto Rondon leva moços do Grande ABC a Paecará. A região mandou para o Projeto Rondon, edição IX, 89 universitários chefiados pelo professor Carlos Pereira Castro, do Instituto Tecnológico Mauá. Paecará fica no Município do Guarujá, ao lado da Ilha Grande. Possuía, em 1972, uma população de 45 mil habitantes, com muitas famílias vivendo em condições sub-humanas.

EM 6 DE FEVEREIRO DE...

1917 – São Caetano é elevado oficialmente a distrito de paz, pertencente ao Município de São Bernardo e à Comarca da Capital. Naquele dia, assumiram as primeiras autoridades do Cartório de Paz, entre as quais o primeiro juiz, José Mariano Garcia Junior, o Juca Garcia.

O primeiro oficial, que era chamado simplesmente de escrivão, foi Antonio Flaquer, o Tonico Flaquer.

Nestes anos todos, o Cartório de Registro Civil de São Caetano teve à frente poucos oficiais, conforme levantamento feito 2017 na gestão do oficial Wagner Zago.

Em 2022 permanece como juiz de paz o Dr. Lázaro Tavares da Cunha, amigo e colaborador desta página Memória.

1922 – Cantada em prosa e verso pelas décadas seguintes, até os dias atuais, a realização da Semana de Arte Moderna era anunciada com poucas linhas pela Imprensa da época. Mesmo assim, escrevia o Estadão:

A notícia de uma projetada Semana de Arte Moderna, em São Paulo, tem despertado o mais alto interesse nas nossas rodas intelectuais e mundanas.

Os senhores presidente do Estado e prefeito municipal prometeram aos membros da comissão animadora o seu inteiro apoio.

Serão realizados festivais no Teatro Municipal, reunindo nomes como os de Graça Aranha e Mário de Andrade (Literatura), Victor Brecheret e Hildegardo Leão Velloso (Escultura); e Anita Malfatti e Di Cavalcanti (Pintura).

A procura de bilhetes para esses festivais tem sido grande.

LOGO. Desenho de Di Cavalcanti para o catálogo da Semana Moderna de 1922 - Crédito da foto – Das redes sociais


1937 - Casam-se, em São Bernardo, Oscar Wunderlick e Verônica Breda, ele descendente de família pioneira de imigrantes alemães e ela descendente de imigrantes italianos.

1982 - Inaugurado o conjunto residencial Parque Selecta, em São Bernardo, com 719 unidades, sob o protesto de moradores das favelas da Biquinha e do Jardim Silvina, que não têm água, luz e esgoto.

1987 - Pelo quadrangular decisivo de acesso de futebol, em Campinas, no Estádio Moisés Lucarelli: EC São Bernardo 0, Noroeste 1; Barbarense 0, Bandeirante de Birigui 0.

HOJE
Dia do Agente de Defesa Ambiental

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Hoje é o aniversário de Araruama, no Rio de Janeiro; e Japoatã e Umbaúba, em Sergipe.


SANTOS DO DIA
Dorotéia. Viveu em Cesaréia, capital da província romana da Capadócia. Por ser cristã, foi martirizada no ano 304. É considerada a santa das flores.
Gastão
Paulo Miki e companheiros (mártires japoneses do século 16).
Francisco Spinelli


Falecimentos  

Santo André

Izaura Gonçalves da Silva, 98. Natural de Uauá (Bahia). Residia na Vila Rica, em Santo André. Pensionista. Dia 2. Memorial Jardim Santo André.

Irma Piccinin dos Santos, 86. Natural de São Bernardo. Residia na Vila Gilda, em Santo André. Dia 2. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

São Bernardo

Adriano Augusto Junior, 93. Natural de Portugal. Residia no bairro Paulicéia, em São Bernardo. Dia 1º. Cemitério dos Casa.

Amália Vieira da Silva, 83. Natural do Estado da Bahia. Residia no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Dia 2, em Santo André. Cemitério dos Casa.

São Caetano

Maria Coccia, 82. Natural de Avaré (São Paulo). Residia no bairro Santa Terezinha, em São Bernardo. Dia 28, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

José Guerreiro Dias, 78. Natural de Tupã (São Paulo). Residia no bairro Mauá, em São Caetano. Dia 28. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

José Luciano Andrade, 82. Natural de Pedra da Anta (Minas Gerais). Residia no bairro Serraria, em Diadema. Dia 29. Cemitério Municipal de Diadema.

Marlene Faustino dos Santos, 82. Natural de Poções (Bahia). Residia no Jardim Canhema, em Diadema. Dia 26. Vale da Paz.

Mauá

Ana de Moraes, 83. Natural de Simão Dias (Sergipe). Residia na Vila Alto de Santo André. Dia 29, em Santo André. Vale dos Pinheirais.

Ana Lucia Silva Gomes, 65. Natural de Conceição do Almeida (Bahia). Residia no Jardim Primavera, em Mauá. Dia 2, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Faustino Parra Fernandes, 80. Natural de Urupês (São Paulo). Residia no bairro Soma, em Ribeirão Pires. Dia 29. Cemitério São José.

Adélia Borges, 80. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Pilar Velho, em Ribeirão Pires. Dia 31. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;