Política Titulo Discussão
'Inovação trará eficiência no gasto público', diz Auricchio

Anfitrião da 74ª reunião da frente nacional de prefeitos, tucano de São Caetano enaltece debate em torno da modernidade nas administrações municipais

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
02/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Letícia Teixeira/PMSCS


 Prefeito de São Caetano, vice-presidente de ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e anfitrião da 74ª reunião da entidade, organizada na semana passada, José Auricchio Júnior (PSDB) enalteceu o debate em torno de como a inovação tecnológica pode auxiliar os municípios. Na visão do tucano, levar as cidades para uma era de modernidade ajudará, inclusive, na eficiência do gasto público em época de crise econômica.

Diversas foram as discussões sobre como as prefeituras podem utilizar novos mecanismos para melhorar a gestão. Em um deles, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), apresentou o programa Cidades Inovadoras, projeto em conjunto com a Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa). A proposta é investir até R$ 1 bilhão em requalificação das cidades.

“Quando se moderniza, há otimização de série de áreas do governo. Amplia até o acesso a serviços públicos, já que é capaz de identificar com mais eficiência o contribuinte. Aumenta sensivelmente a qualidade do gasto. Por exemplo, com tecnologia, você identifica cenários mais favoráveis de onde precisa fazer escola, de onde é necessário construir uma unidade de Saúde, de qual especialidade precisa ofertar para determinado bairro”, comentou Auricchio.

O tucano de São Caetano relatou que o conceito de cidades 4.0 foi bastante discutido durante a 74ª reunião da FNP. O termo vem da indústria 4.0, que significa a quarta revolução industrial e envolve concepção de uso quase total da tecnologia nas mais diversas etapas produtivas, reduzindo a influência humana em atividades que podem ser automatizadas.

“Em São Caetano, por exemplo, temos tudo cabeado por fibra ótica. Já há em equipamentos públicos, disponibilizamos wi-fi gratuito em parques. Dentro do rol de reformas de unidades de Saúde, estamos preparando as estruturas para receber o cabeamento de fibra ótica, o que trará muita eficiência. Serão prontuários eletrônicos, algo que o SUS (Sistema Único de Saúde) tem defendido bastante, para agilizar o atendimento ao cidadão”, adicionou o prefeito.

O presidente da Finep, Ronaldo Camargo, participou na segunda-feira da reunião da FNP e detalhou as linhas de financiamento no programa Cidades Inovadoras. “O projeto inclui financiamento da inovação em prol do desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, com recursos totais de até R$ 1 bilhão. A Finep está pronta para oferecer suporte técnico aos municípios que queiram estruturar seus planos para análise”, disse ele.

Segundo a entidade, “o foco do Cidades Inovadoras são bancos de desenvolvimento, agências de fomento e outras instituições financeiras, que repassarão recursos a prefeituras, governos estaduais e empresas de economia mista ou privadas interessadas em desenvolver projetos de inovação que beneficiem suas áreas de influência local”.

No Grande ABC, alguns passos para informatização da gestão vêm sendo dados. Na reunião da FNP, por exemplo, foi citado o projeto Internet para Todos, capitaneado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, junto com a Prefeitura de Santo André. A medida visa o fornecimento de conexão de internet gratuita, em banda larga, nas localidades onde o serviço é fraco ou inexistente. Bairros periféricos serão prioridade na cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;