Memória Titulo
O que elas nos mostram. Ou: a prática do ecomuseu
Por Ademir Medici
30/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 “A descolonização dos museus, à qual se referiram alguns museólogos que pretendiam fazer uma museologia de vanguarda nos anos 1960 e 1970, diz respeito a um conjunto de conceitos que tinham por objetivo revolucionar a prática museológica do fim do século 20. A ideia do ‘ecomuseu’, como o protótipo para uma prática museológica experimental, é ‘inventada’ no bojo dessa transformação.”

Cf. Bruno Brulon, professor adjunto do curso de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; in revista Mana: Estudos de Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vol. 21, nº 2, RJ, agosto 2015.

Quem visitar, em São Paulo, o acervo histórico da Fundação Bunge, terá oportunidade de viajar por uma iconografia fantástica das indústrias paulista e brasileira, incluindo o Grande ABC. E terá oportunidade de observar o ecomuseu mantido pela entidade.

São equipamentos, embalagens, produtos industriais e de consumo. Chama a atenção um livro contábil encapado com o pano dos sacos de farinha costurados por funcionárias como aquelas de 1932 da S. A. Moinhos Santista, da foto que Memória publicou na segunda-feira.

O conceito do ecomuseu é seguido na prática pela Fundação Bunge. E poderia ser seguido por qualquer organização, oficial ou privada, sem maiores custos financeiros.

Cada escola, biblioteca, igreja, fábrica, loja, repartição pública, clube, tem o seu acervo, muitas vezes localizado no erradamente chamado ‘arquivo morto’. Reuni-lo, sistematizá-lo, promovê-lo, colocá-lo em espaço nobre significarão valorizar o passado e a história de antigas gerações que ali labutaram.

O Diário mantém no seu saguão de entrada, em Santo André, um linotipo utilizado pelo seu parque gráfico entre as décadas de 1960 e 1970. A iniciativa partiu de um antigo colaborador, Antonio Devanir, com apoio da diretoria.

Aquela máquina, semente do ecomuseu do jornal, é um recado às novas gerações nestes tempos de revolução propiciada pela informática. “Gente, era assim que um jornal era composto para ser impresso. E uma revista, um catálogo, também.”

Que tal descobrir no seu local de trabalho alguns objetos que remetam ao passado, com clara mensagem aos dias presentes da transformação ocorrida em tão pouco tempo. Uma máquina de escrever, uma caneta-tinteiro, um mata-borrão. Você sabe o que é mata-borrão?

 

Fundação Bunge

Centro de Memória

Rua Diogo Moreira, 184 – quinto – andar – Pinheiros,

São Paulo (SP)

www.fundaçãobunge.org.br

Telefone: 3914-0846

 

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 30 de março de 1988 – ano 30, edição 6714

Manchete – Inflação cai e atinge 16,01% em março

Capital & Trabalho – Acordo une Fiesp e sindicatos. As duas partes ficam contra o fim da URP (Unidade de Referência dos Preços).

Transportes – Governador Orestes Quércia vem a São Bernardo e apresenta a maquete do sistema trólebus entre São Mateus e Jabaquara, cortando a região.

E o governador promete saneamento na Represa Billings.

Memória – A indústria de São Caetano.

Polícia – Capturado o terror da Vila Esperança, em São Bernardo, Gabriel de Jesus Lima, 23 anos. O pistoleiro Bié troca tiros com 50 policiais e no fim acaba se entregando. Reportagem: Walter Venturini, com fotos de Alberto Murayama.

 

Em 30 de março de...

1828 – Nasce, na Vila de São Bernardo, Olegario Herculano de Aquino e Castro, futuro presidente da Província de Minas Gerais e conselheiro. Faleceu no Rio de Janeiro em 10-8-1906.

1883 – Presidente da Província de São Paulo, conselheiro Francisco de Carvalho Soares Brandão promulga a lei número 32, criando duas cadeiras de primeiras letras, para ambos os séculos, no Núcleo Colonial de São Bernardo.

1918 – Fio de algodão. Pereira & Cia têm sempre à venda grande quantidade, produção das suas fábricas, Lucinda (em Santo André) e Lusitânia. Encarregam-se também da execução de encomendas de fio torcido de qualquer número. Escritório: Rua de São Bento (atual Rua São Bento), 47.

1968 – Fundado o Lions Clube de Ribeirão Pires.

1998 – Prefeito de Rio Grande da Serra, José Carlos de Arruda, 57 anos, é sequestrado e morto.

 

Santos do Dia

João Clímaco. Abade nascido na Palestina. Escreveu o livro Escada do Paraíso. Faleceu no Monte Sinai, em 605.

Régulo

Donino

 

Semana Santa

Sexta-feira. Segundo dia do Tríduo Pascal.

Às 9h, hora santa com os religiosos na Matriz de Santo André (igreja cor-de-rosa).

Às 15h, em todas as paróquias da Diocese do Grande ABC, ato litúrgico da Paixão, com celebração seguida de procissão.

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 30 de março:

Em São Paulo, São Bento do Sapucaí, Orlândia e Jambeiro

Na Bahia, Barrocas, Luís Eduardo Magalhães e São Francisco do Conde

Em Santa Catarina, Campos Novos, Capivari de Baixo, Cordilheira Alta, Coronel Martins, Macieira, Morro Grande, Ponte Alta do Norte, Sangão, São Cristóvão do Sul e Vargem Bonita

Em Pernambuco, Ipojuca

No Espírito Santo, Itaperimim, Ponto Belo e São Domingos do Norte

Na Paraíba, Pedra Branca

No Acre, Plácido de Castro

No Maranhão, São Bento

No Piauí, São Gonçalo do Piau

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;