Cultura & Lazer Titulo
Pensar, ler, falar, escrever
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
15/11/2006 | 20:37
Compartilhar notícia


Sob o lema Diadema: Território Livre da Palavra, começa na sexta-feira a 1ª Mostra Internacional de Literatura – Poesia & Prosa. O evento prevê palestras, oficinas e encontros entre autores e leitores – ou futuros escritores – em seis endereços diferentes da cidade. Tudo com entrada franca e aberto a interessados.

Criada por iniciativa do Grupo Palavreiros (formado por oficineiros de literatura da cidade), e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a Mostra tinha como idéia inicial ser um encontro local. Depois, incluiu nomes de outros estados, residentes em São Paulo e região, e chegou a representantes de Portugal, Cuba, Uruguai e Chile.

A mostra reúne até o dia 30 deste mês 92 poetas e escritores, ganhadores de prêmios Jabuti e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Eles debaterão autores brasileiros modernistas, pós-modernistas e da geração pós-60 e escritores estrangeiros.

Os brasileiros nas mesas temáticas são Jorge de Lima, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Murilo Mendes, Plínio Marcos, Hilda Hilst e Paulo Leminski. Também em pauta estão Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré, Orides Fontella, Gilka Machado, Mário Faustino e outros. Do exterior, o espanhol Federico Garcia Lorca, os portugueses Fernando Pessoa e Eugénio de Andrade, o uruguaio Vicente Huidobro e o angolano Pepetela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;