Internacional Titulo
Rússia teria tomado estaçao central de Grozny
Por Do Diário do Grande ABC
06/01/2000 | 11:17
Compartilhar notícia


Os russos se apoderaram da estaçao ferroviária central de Grozny, mas seu avanço foi conseguido às custas de numerosas vítimas e, segundo o ex-presidente Boris Yeltsin, a guerra contra a república independentista chechena poderá prolongar-se por mais dois meses.

Militares russos informaram que um grupo de 350 membros das unidades de elite do Ministério russo do Interior, apoiado pela artilharia, se apoderou da estaçao de trem, que fica perto do antigo palácio presidencial, no centro da capital chechena.

Trata-se do primeiro avanço ao centro de Grozny das forças russas que começaram a ofensiva final contra a cidade no dia 25 de dezembro passado. Durante o primeiro conflito (1994-96), foram registrados violentos combates pelo controle da estaçao de Grozny.

Pequenos grupos chechenos chegaram, em alguns momentos, a uma distância de apenas 100 metros das posiçoes russas, disparando contra os soldados e os veículos blindados.

Nesta quinta-feira a artilharia russa bombardeou um bairro na Zona Leste de Grozny. Os chechenos também sofreram muitas perdas. Quando os russos se apoderaram da estaçao ferroviária, os independentistas perderam uns 100 homens, segundo um balanço militar russo.

Os independentistas conseguiram quebrar o assédio a Grozny na segunda-feira e dispoem de um estreito corredor a partir de Chernorechie, um bairro da Zona Sul da capital, até a localidade vizinha de Alkan Kala, que tomaram dos russos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;