Internacional Titulo
Painel da ONU exige que Argentina liberte ativista Milagro Sala 'imediatamente'
29/10/2016 | 00:54
Compartilhar notícia


Um painel da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que a Argentina prendeu a ativista Milagro Sala de forma arbitrária e está pedindo que o governo a liberte imediatamente.

Sala é líder do movimento social argentino Tupac Amaru e ganhou um assento no parlamento regional do Mercosul no ano passado. Ela foi presa em 16 de janeiro, acusado de "incitar atos criminais" ligados a manifestações conduzidas contra autoridades. O governo da província de Jujuy ampliou as acusações em seguida, dizendo que o movimento liderado por Sala "desfalcou fundos públicos".

O Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária da ONU disse que ao longo do tempo, houve um esquema de "acusações consecutivas" e a o início de casos judiciais para privar Sala de sua liberdade indefinidamente. O grupo também disse que o Estado bloqueou seu direito de se defender apropriadamente por causa de uma falta de especificidade e clareza sobre as acusações.

O painel concluiu que não existem elementos legais para justificar a detenção preventiva de Sala e que o princípio da independência judicial no caso foi violado. A ONU disse que não há o risco de fuga ou bloqueio de investigação.

O governo Argentino ainda não comentou os achados da ONU. Fonte: AP




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;