Internacional Titulo
Futuro político é incerto na Alemanha
Por Do Diário OnLine
Com Agências
19/09/2005 | 13:59
Compartilhar notícia


O resultado das eleições legislativas na Alemanha apontou a vitória da CDU (União Democrata Cristã), da candidata Ângela Merkel, por 35,2%, muito pouco à frente de seu opositor, o chanceler alemão, que obteve 34,3% dos votos. Merkel conseguiu 225 cadeiras no parlamento (Bundestag), contra os 222 assentos garantidos pelo partido de Schröder, o SPD (Partido Social Democrata).

A disputa acirrada não garantiu a vitória para nenhum dos lados e ambos os candidatos precisam agora se aliar a partidos menores para conseguir a liderança no Bundestag e formar o novo governo alemão.

Angela Merkel afirmou nesta segunda-feira não ter preferências em relação à coalizão que quer formar para governar. Seu partido, a CDU, não tem "qualquer tipo de preferência" em termos de coalizão, afirmou a presidência da CDU, que anunciou negociações com os liberais do FDP, o SPD e os Verdes.

Duas opções se abrem teoricamente para a CDU: uma "grande coalizão" com o SPD do chanceler Gerhard Schroeder ou uma coalizão com os liberais e os Verdes, esta última considerada pouco provável por causa das grandes diferenças entre conservadores e ecologistas, especialmente sobre questões sociais.

Merkel disse que o SPD de Schroeder deve reconhecer que a CDU, e sua aliada bávara CSU, venceram a votação. A presidente democrata-cristã também lembrou que os conservadores e os liberais dispõem juntos de 1,2 milhão de votos a mais do que os social-democratas e os Verdes reunidos. "É um mandato claro para governar", insistiu Merkel.

O chanceler Schroeder declarou na noite de domingo que Merkel não podia "pretender chegar ao poder" dada à vitória apertada de sua formação. "É uma grande derrota para ela", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;