Internacional Titulo
Chefe do serviço secreto das Filipinas se demite
Por Da AFP
30/07/2003 | 08:25
Compartilhar notícia


O chefe do serviço secreto militar filipino, general Victor Corpus, demitiu-se nesta quarta-feira para terminar com a “agitação” no Exército depois da revolta fracassada de 300 soldados no domingo em Manila. O grupo de militares tentou tomar o poder do país, mas voltaram aos quartéis após horas de negociação.

Em uma carta dirigida à presidente do país, Gloria Arroyo, o general Corpus afirma que deixa seu cargo para preservar a unidade e a estabilidade do Exército. “Tenho a sensação de que a continuação de minha presença neste cargo não vai acalmar a agitação”, destaca na carta divulgada nesta quarta.

O general Corpus e o ministro da Defesa, Angelo Reyes, foram acusados pelos rebeldes de terem organizado atentados no Sul das Filipinas para obter um aumento da ajuda militar dos Estados Unidos.

O general Corpus negou estas acusações, que, segundo ele, “carecem de fundamento”. Os amotinados, que exigiam que Arroyo, Reyes e Corpus entregassem seus cargos, renderam-se no domingo à noite, depois de terem ocupado durante 22 horas um complexo residencial e comercial do bairro financeiro de Manila.

"Acredito que é melhor que me retire. No xadrez, quando a rainha está ameaçada, às vezes, é necessário sacrificar o cavalo para salvar a partida", acrescentou.

Arroyo aceitou a demissão de Corpus da chefia do serviço secreto militar, mas ele continuará sendo general, segundo um porta-voz da presidência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;