Cultura & Lazer Titulo Televisão
Vida real ou mera coincidência?
Márcio Maio
da TV Press
20/10/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Fernanda Machado ‘suou' a camisa na hora de gravar algumas cenas do episódio O Ultimato, o Vândalo e a Pensão, de Casos e Acasos, da TV Globo. No programa que vai ao ar no próximo dia 23, a atriz interpreta Fabíola, uma mulher que, a exemplo de várias personalidades que não saem das notas de fofocas, têm nomes de ex-namorados tatuados pelo corpo. O problema é que a moça, na tentativa de esconder as ‘marcas do passado', bola uma estratégia para ter sua primeira transa com o novo namorado, interpretado pelo ator Ricardo Duque. "Ela escolhe uma roupa provocante e acha que vai conseguir ficar à noite toda vestida. Mas a idéia, é claro, dá errado. E o final é hilário", adianta a atriz, enquanto se abana e reclama da temperatura elevada. Tudo porque, para esconder o figurino ousado, a personagem veste um sobretudo que chega até a panturrilha da atriz.

Um dos grandes responsáveis pelo excesso de calor e cansaço durante as cenas deste episódio de Casos e Acasos é o próprio conceito do programa. "Usamos só uma câmara na maior parte das cenas para garantir uma qualidade mais próxima do cinema", explica Leonardo Nogueira. Mas, com isso, cada cena tem de ser filmada em diversos planos diferentes.

O que fez com que Cissa Guimarães, Guilherme Weber, Marcos Frota, João Camargo e Sylvia Massari perdessem mais de uma hora em uma única seqüência. Eles interpretam moradores de um prédio que se unem para descobrir quem é o vândalo que atirou um ovo pela janela. "Não me importo com a demora. É esse cuidado que garante a força das piadas de cada episódio", avalia Cissa, antes de elogiar o colega Guilherme Weber. "Esse é um dos poucos programas da Globo onde podemos exacerbar uma neurose, carregar nas tintas. Com isso, você pode trabalhar mais o corpo e as expressões faciais", explica Guilherme, que foi aplaudido pela equipe pela expressão caricata de raiva em uma cena de reunião do condomínio. Sorte deles que, na cena seguinte, Leonardo decidiu poupar tempo e gravar com duas câmaras.

A demora nas gravações foi mais cansativa para Sylvia Massari. Ao descobrir que sua personagem, uma das moradoras do prédio, tinha um cachorro, a atriz sugeriu que usassem na cena sua filhote de Maltês. E, como a cadelinha estava na seqüência da reunião dos moradores, precisou ficar no colo da dona durante as gravações de todos os planos. "Ontem ela se comportou melhor. Hoje já ameaçou pular dos meus braços algumas vezes", brincou a atriz, que preferiu ensaiar sem o animal para poupá-lo.

Como já é de costume no seriado, a presença de atores conhecidos por seus trabalhos na comédia rendeu boas risadas no ‘set'. João Camargo e Marcos Frota faziam piada com tudo de ‘anormal' que acontecia. Desde um texto esquecido até uma gargalhada que um deles não conseguia segurar. "O humor de Casos e Acasos é mais inteligente. É comum que a gente sinta graça com facilidade nessas cenas", analisa João. Marcos, que já participou de outros dois episódios, concorda. E acredita que uma das maiores vantagens do programa é não ter elenco fixo. "Esse rodízio diminui a probabilidade de cansar o público. E estabelece uma mistura interessante de atuações", opina. Cissa Guimarães assina embaixo. "Você vê a mocinha da última novela em um papel secundário, mas hilário, e aquelas pessoas que muitas vezes não têm espaço nos folhetins com um destaque enorme. É uma oportunidade de trabalho para vários atores", afirma.

Em sua despedida no programa - Leonardo será um diretores da próxima novela das oito, Caminho das Índias -, o diretor comprova as afirmações de seu elenco. Mais de 250 atores passaram pelos 30 episódios já gravados. Muitos em mais de um. "Às vezes é difícil escalar, mas o resultado tem sido muito positivo", analisa Leonardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;