Setecidades Titulo
Transporte segue sem previsão de obras estaduais
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
06/04/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O caos no trânsito da região deve ficar sem duas importantes intervenções que poderiam amenizar o tráfego do Grande ABC. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) não garantem concluir duas obras anunciadas para entrar em operação até 2010.

 É esse o apertado prazo que as duas empresas têm para tirar do papel o Expresso ABC e o TEU (Transporte Expresso Urbano) e fazer cumprir o que vem sendo prometido pelo Estado há pelo menos três anos.

 O TEU, um anel rodoviário para ônibus que circundará a Região Metropolitana de Guarulhos até o Morumbi e que ligaria o Grande ABC a estas duas localidades, não deve chegar tão cedo à região. A EMTU corre contra o relógio para construir o que considera o trecho primordial da obra que vai do Tucuruvi, em São Paulo, até Guarulhos.

 Fora do rol das prioridades, não há previsão para que o TEU chegue à região e se una ao existente Corredor ABD de trólebus, que corta Santo André, São Bernardo e Diadema.

 “Hoje não tenho condição de dizer que em janeiro de 2010 estaremos começando. Até o fim do ano acho que a gente pode ter uma perspectiva melhor”, afirmou o presidente da EMTU José Ignácio Sequeira de Almeida.

 Na visão de Almeida, qualquer impacto negativo nos transportes repercute diretamente na produtividade, principalmente em regiões com o perfil econômico do Grande ABC.

 “Eu não tenho dúvida de que seria necessário dar toda atenção a esse trecho. Só que o problema das prioridades é a disputa pelos recursos”, justificou Almeida.

 A chegada do TEU no Grande ABC passa ainda por um verdadeiro calcanhar de Aquiles: a conclusão do chamado Corredor Diadema-Brooklin.

 Projetado para funcionar como um mini-anel metropolitano ainda na década de 1980, hoje, a obra se arrasta rumo à transformação em um corredor exclusivo para ônibus.

 O presidente da EMTU justificou o atraso explicando que houveram ajustes na obra, como a inclusão do trecho até a Estação Morumbi da CPTM não prevista anteriormente e, por isso, a necessidade de refazer o contrato antigo e revisar valores a serem pagos para o construtor. “Não vou nem dizer mais que está atrasado, isso aqui (Diadema-Brooklin) parece uma novela interminável”, disse Almeida.

 O Expresso ABC, tido como um metrô de superfície pela CPTM – que ligaria as estações Luz e Mauá com paradas apenas nas estações Santo André, São Caetano e Brás, além dos pontos inicial e final –, também não tem mais data para sair. O próprio governador José Serra declarou que não promete entregar o serviço até 2010.

 “Acho prematuro dizer que está atrasado ou que eu tenho certeza que vou entregar em 2010”, disse Graciele Bellini, assessora de gabinete da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos. “Não posso negar que o cronograma está realmente apertado, mas estamos correndo para inaugurar em 2010”, afirmou.

 Contudo, março de 2010 é uma data a ser anotada por quem depende do transporte público. Graciele garantiu a entrega da estação Tamanduateí do metrô dentro desse prazo. Por tempo indeterminado, isso será o mais próximo que o metrô chegará à região. Não há estudos para linhas que sirvam diretamente às sete cidades ou parte delas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;