Política Titulo Ligação
Secretário de Aidan é interrogado na corregedoria

Arnaldo Pereira foi acionado por relação com Ronilson, chefe de fraude em S.Paulo, segundo o MP

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
06/11/2013 | 07:42
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Secretário de Planejamento de Santo André no governo Aidan Ravin (hoje no PSB), Arnaldo Augusto Pereira foi interrogado pela corregedoria-geral do município de São Paulo para esclarecer sua relação com Ronilson Bezerra Rodrigues, preso sob suspeita de liderar esquema de fraude na arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviço) que desviou cerca de R$ 500 milhões. Ele é auditor concursado na prefeitura da Capital e teve seu nome mencionado em carta anônima que faz outra denúncia sobre Ronilson.

A acusação sobre o possível líder da quadrilha, segundo o Ministério Público, trata do pagamento de propina para sonegação de imposto. Arnaldo é ex-subsecretário da Receita e teria sido responsável por levar Ronilson para o departamento de arrecadação e, posteriormente, para a Prefeitura de Santo André, na qual atuou por três anos no primeiro escalão de Aidan (de janeiro de 2009 a dezembro de 2011). O suspeito de chefiar o esquema, que ocupou o mesmo cargo de Arnaldo meses depois, era adjunto em Santo André na Pasta de Planejamento.

Arnaldo compareceu no dia 31 à corregedoria, órgão que enviou os nomes do processo interno para o MP Estadual. Segundo o ex-secretário, a investigação paralela não está relacionada diretamente à máfia do Habite-se. “Está claro na denúncia feita por carta anônima que o caso se refere a uma inimizade com o Ronilson, pois o foco (datado de 2012, ano em que Arnaldo retornou aos quadros de São Paulo – estava emprestado para Santo André) era afastar Ronilson do cargo que eu exercia (de subsecretário).”

O integrante do secretariado de Aidan, por enquanto, não consta na lista de investigados na ação, que prendeu quatro auditores – além de Ronilson (já solto), Eduardo Horle Barcellos, Luis Alexandre Magalhães e Carlos Augusto Amaral. “A controladoria está ampliando a apuração de caso que faz menção ao Ronilson”, disse Arnaldo. “A denúncia coloca em suspensão suposta indicação feita por mim à Receita, mas a história é fantasiosa. Ele foi comigo para Santo André (ficou seis meses no posto na cidade) em função do trabalho que fazíamos em São Paulo.”

Ronilson e Arnaldo foram indicados para atuar em Santo André pelo vereador José Police Neto (hoje no PSD), cedidos pela Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo, na gestão Gilberto Kassab (PSD). Em contrapartida, o ex-secretário de Aidan nega ligação estreita com Ronilson. “Quem me sucedeu na subsecretaria foi o Wilson Araújo. Quando voltei (à Capital), não tive cargo gratificado (em comissão). Isso reforma o distanciamento. Caso sejam confirmados erros, não entro como coautor.”

O promotor de Justiça de Santo André Roberto Wider Filho vai analisar a possibilidade de quebra de sigilo bancário, visando averiguar eventual enriquecimento ilícito. “Vou conversar com o (promotor Roberto Victor) Bodini, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime de Formação de Cartel e à Lavagem de Dinheiro, para ver se cabe o procedimento devido a essa relação.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;