Setecidades Titulo Transtornos
Lentidão na General
Glicério irrita motoristas

Fluxo na rua central de Sto.André é prejudicado
por alguns semáforos e pelo excesso de veículos

Fabio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
13/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Excesso de veículos e o longo tempo de espera nos semáforos prejudicam a fluidez na Rua General Glicério, no Centro de Santo André. A via, que tem três faixas de rolamento, é uma das principais rotas do transporte coletivo na cidade. Das 48 linhas de ônibus municipais, 29 passam pelo corredor, que tem um quilômetro de extensão. Esse número equivale a 60% do total. Diversos itinerários intermunicipais também passam por lá.

A equipe do Diário percorreu a rua durante dois dias nesta semana. Na terça-feira, por volta das 19h30, o trajeto foi feito em cerca de meia hora. O congestionamento foi provocado apenas pelo alto número de veículos, já que nenhuma ocorrência havia sido registrada no momento. Em razão da demora, passageiros que se dirigiam ao Terminal Santo André Oeste ou à estação de trem optavam por desembarcar dos coletivos e continuar o trajeto a pé. Placas indicam que a faixa da direita é preferencial para o transporte público, mas não há qualquer tipo de punição para automóveis que passarem por lá. Também é comum observar motoristas dos ônibus ultrapassando pelo meio da pista, o que atrapalha o fluxo dos demais veículos.

No início da noite de ontem a situação estava pouco melhor. O caminho todo foi feito em cerca de 12 minutos. O pior trecho fica entre as ruas Siqueira Campos e Bernardino de Campos. Os congestionamentos também provocam lentidão nas vias transversais.

Outro problema é a grande quantidade de semáforos: são oito em toda a rua, o que equivale a um sinal a cada 125 metros. Nos cruzamentos, o tempo médio de espera para quem está na General Glicério é de um minuto. Na altura da Rua Coronel Oliveira Lima, um semáforo para pedestres fica vermelho para os veículos por cerca de 35 segundos.
 

Moradora da região central de Santo André, a professora Ângela Pereira, 43 anos, defende que os itinerários de ônibus sejam redistribuídos. “Congestiona muito aqui. Além dos problemas no trânsito, também há concentração de poluição sonora e do ar.” A professora pondera, entretanto, que o trânsito flui melhor na General Glicério do que na Avenida Perimetral. A Prefeitura informa que estuda mudanças nas linhas municipais (leia abaixo).

 “Todos os dias isso aqui está congestionado, mas a situação fica ainda pior em dias de chuva. Eu gostaria de evitar passar por aqui, mas faço curso nesta rua. Infelizmente, não tem para onde fugir”, lamenta o ótico Rafael Demétrio, 27.

Prefeitura estuda modificar itinerários das linhas municipais

Uma das soluções estudadas pela Prefeitura de Santo André para reduzir os congestionamentos da região central da cidade é alterar o itinerário de diversas linhas municipais. A reestruturação deverá ser feita apenas no início do ano que vem.

Além dos 29 itinerários municipais que passam pela Rua General Glicério, a via também recebe alto número de coletivos intermunicipais. Dessa forma, diz a Prefeitura, 90% do tráfego total de transporte público passa por lá. Devido às construções no entorno do corredor, não há possibilidade de ampliação do viário.

A administração afirma que a situação na General Glicério fica pior após as 14h devido aos caminhões que fazem carga e descarga no Centro.

Outra medida adotada será a reprogramação dos semáforos, mas não foi divulgado prazo para que as alterações sejam efetivadas. O Executivo cita também o Plano Regional de Mobilidade, elaborado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e que prevê 157 intervenções na região. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;