Internacional Titulo
Morre o príncipe Rainier de Mônaco
Por Da AFP
06/04/2005 | 13:31
Compartilhar notícia


Foto:AFPO príncipe Rainier 3º de Mônaco morreu nesta quarta-feira, aos 81 anos, depois de um reinado de 55 anos. Ele será sucedido no trono por seu filho, o príncipe regente Albert 2º. "Sua Alteza Sereníssima, o Príncipe Rainier 3º, faleceu às 6h35 da manhã no centro cardiotorácico de Mônaco", informou um comunicado do gabinete do principado.

Rainier era submetido a tratamentos intensivos desde 22 de março, depois de complicações pulmonares. Os médicos do soberano afirmaram na ocasião que as possibilidades de sobrevivência eram pequenas. "A morte foi causada por afecções broncopulmonares, cardíacas e renais que haviam obrigado a sua internação no centro no dia 7 de março", acrescenta o comunicado.

O filho de Rainier, o príncipe herdeiro Albert, 47, havia sido designado regente do principado no dia 31 de março devido ao "impedimento" físico de seu pai. Com a morte de Rainier, ele se torna o novo soberano do principado.

"O príncipe Rainier 3º já não está. Foi arrancado do afeto dos seus e de seu povo. É a hora da dor e cada qual se sente órfão aqui no Principado, tão marcado por sua obra", afirmou em um comunicado o ministro de Estado (primeiro-ministro), Patrick Leclercq.

Segundo uma fonte do principado, o enterro de Rainier foi marcado para 15 de abril. Mas a informação ainda não foi confirmada oficialmente. O arcebispo de Mônaco, monsenhor Bernard Barsi, disse, por sua vez, que os funerais "em geral são celebrados no oitavo dia após o falecimento".

Rainier nasceu no dia 31 de maio de 1923, filho do príncipe Pierre de Polignac, que se tornou um Grimaldi no dia 18 de março de 1920, e da princesa Charlotte de Mônaco. Estudou no colégio Summerfield na Grã-Bretanha, no colégio do Castelo de Rosey na Suíça e na França, em particular em Montpellier. Depois do bacharelado, ingressou na Faculdade de Ciências Políticas de Paris.

No dia 19 de novembro de 1949, o príncipe Rainier sucedeu, aos 26 anos, seu avô, o príncipe Louis 2º, falecido no dia 9 de maio do mesmo ano. A princesa Charlotte havia renunciado a reinar cinco anos antes.

O príncipe se casou no dia 18 de abril de 1956 com a estrela de Hollywood Grace Kelly, nascida em 12 de novembro de 1929 na Filadélfia (Estados Unidos). Deste casamento nasceram três filhos: a princesa Caroline, em 23 de janeiro de 1957, o príncipe herdeiro Albert, em 14 de março de 1958, e a princesa Stephanie, em 1º de fevereiro de 1965. Suas filhas lhe deram sete netos.

A princesa Grace Kelly morreu tragicamente no dia 14 de setembro de 1982 em um acidente automobilístico nas colinas de Mônaco. A princesa Stephanie ficou gravemente ferida.

Sob o principado de Rainier 3º, Mônaco registrou um forte desenvolvimento econômico e turístico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;