Internacional Titulo
EUA bombardeiam radar iraquiano
Da AFP
02/01/2003 | 08:07
Compartilhar notícia


Os aviões da coalizão britânico-americana que patrulham as zonas de exclusão aérea no Sul do Iraque bombardearam esta quarta-feira um radar iraquiano de defesa antiáerea que, segundo o Pentágono, ameaçava seus aparelhos.

O bombardeio, realizado com projéteis guiados, aconteceu na localidade de Al Qurnah, cerca de 210 quilômetros a Sudeste de Bagdá, às 6h15 GMT (4h15, no horário de Brasília), anunciou um comunicado do Comando Central americano, sem informar se houve vítimas.

"A coalizão fez este bombardeio hoje depois que as forças iraquianas colocaram o radar na zona de exclusão aérea estabelecida no Sul, onde ameaçava os aviões da coalizão. Sua presença numa zona de exclusão aérea era uma ameaça para os aparelhos aliados", disse a nota.

"Os aviões americanos e britânicos não constataram infra-estruturas civis e atuaram prudentemente para evitar ferir civis ou colocar instalações civis em risco", acrescentou o Comando Central.

Mais cedo, o governo do Iraque informou que aviões britânicos e americanos atingiram instalações civis na região de Basora, no Sul do Iraque, deixando um morto e dois feridos.

"Aviões de combate inimigos bombardearam instalações civis na província de Basora, onde um iraquiano morreu e outros dois ficaram feridos", ressaltou o porta-voz militar iraquiano, citado pela agência oficial INA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;