Setecidades Titulo
Comissão de São Caetano visita Comgás
Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
22/04/2005 | 12:36
Compartilhar notícia


Comissão de vereadores de São Caetano criada dia 11 na Câmara define na próxima semana data de visita à Comgás (Companhia de Gás de São Paulo). O objetivo é discutir a implementação de sistema de gás natural no município. O órgão será integrado por um vereador da oposição, o líder do PT na Casa, Horácio Neto, e outro da situação, o líder do governo Gilberto Costa (sem partido).

Segundo o criador da comissão, Horácio Neto, a idéia é permitir o acesso da população a um sistema que já existe em parte. "Parte da rede já está construída. Fisicamente, falta concluir algumas obras e também providências da Comgás para torná-la acessível ao consumidor", diz. O petista pretende, com visitas à Comgás e por meio de audiência pública, estimular investimentos no setor.

A demanda pelo gás natural vem de algumas entidades da sociedade, entre elas o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Caetano. "Estava apresentando a matéria na Casa e o pessoal deles (Ciesp) me procurou na mesma semana", diz o vereador petista. A idéia original é que a comissão tivesse representante do Ciesp, mas fontes na Câmara dizem que vereadores da situação bateram pé para que fosse apenas uma comissão parlamentar.

"Quem escolheu os integrantes foi o presidente da Câmara, a critério dele", esquiva-se o petista. Por tratar-se do órgão interno da Casa, a comissão não precisa da sanção do prefeito José Auricchio Júnior (PTB). Basta apenas ato administrativo do presidente da Câmara, Paulo Bottura (PTB), que oficializou a criação no início desta semana.

Na avaliação de Horácio Neto, o interesse de aliados do prefeito José Auricchio na questão do gás natural é com relação a contrapartidas do Executivo. "A situação quer apenas saber de ônus para o município", cutuca. Ele prefere esperar para ver qual será a posição da base aliada de agora em diante após a primeira reunião da comissão, na próxima semana.

Para o líder do PT na Câmara, que inspirou-se em iniciativa já existente na capital, a discussão sobre implementação do gás natural em São Caetano é antiga."O Executivo está um pouco atrasado nesta questão, não tenho conhecimento de iniciativas neste sentido", critica Horácio Neto.

Segundo ele, o gás natural tem vantagens comparativas em comparação com o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mesmo apresentando menor rendimento. "Imagino que tenha algum benefício em termos de economia", especula o petista, que admite não saber a diferença de preços. Horácio Neto aponta que, enquanto o botijão de GLP é pago adiantado, a conta do gás natural é apresentada posteriormente e o cliente paga apenas o que consumir. Para o petista, as principais vantagens do gás natural são a segurança e a preservação do meio ambiente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;