Internacional Titulo
EUA e França acertam bases para açoes da Otan
Do Diário do Grande ABC
24/04/1999 | 14:08
Compartilhar notícia


Estados Unidos e França conseguiram um acordo para estabelecer as bases legais das futuras operaçoes da Otan, informaram neste sábado fontes diplomáticas americanas e da aliança.

O acordo obtido nao vai muito além dos conceitos de 1991, que frisam que a Otan deve agir "conforme os princípios das Naçoes Unidas", disse um dirigente da aliança que pediu o anonimato. Nenhuma outra precisao foi dada sobre os termos do acordo.

No entanto, a adoçao de um novo conceito estratégico para a Otan permanece subordinado a um acordo com a Turquia, segundo os diplomatas. Ancara bloqueia há vários dias todas as mençoes no texto relativas "à identidade européia de defesa e segurança", que deve permitir aos europeus agirem no futuro com os recursos da Otan sem participaçao direta dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;