Política Titulo Saída
Regina Maura deixa comando da FUABC

Ex-presidente, que ficou três meses no cargo, alegou problemas de foro íntimo e familiares

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
19/04/2022 | 08:24
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Regina Maura Zetone renunciou, no início da tarde de ontem, à presidência da FUABC (Fundação do ABC), após vencer pedido de licença de dez dias – período terminou no feriado da Sexta-Feira Santa. Em seu pedido, Regina Maura alega “motivos de foro íntimo e questões familiares”. A saída da gestora ocorre apenas três meses após assumir a entidade de saúde do Grande ABC, no dia 13 de janeiro.

Quem assume o cargo interinamente é o vice-presidente da entidade, Luiz Mario Pereira de Souza Gomes, que seguirá exercendo a função até que seja escolhido um sucessor para Regina Maura.

“A Fundação do ABC informa que, na tarde de hoje (ontem), Regina Maura Zetone Grespan encaminhou carta ao Conselho de Curadores da FUABC renunciando ao cargo de presidente por motivos de foro íntimo e questões familiares. Conforme os artigos 24 do estatuto da FUABC e 33 do regimento interno, compete ao vice-presidente substituir a presidente em suas faltas ou impedimentos e assumir interinamente o mandato do presidente, em caso de vacância, até a escolha do sucessor para o mandato complementar”, informa nota oficial da entidade.

Regina Maura também entregou carta de demissão ao conselho curador da entidade, órgão máximo de deliberação da FUABC.

A renúncia de Regina Maura do posto de presidente da Fundação era dada como certa, ao menos nos bastidores. O pedido de afastamento por dez dias reforçou essa possibilidade. Interlocutores chegaram a dizer que, antes de pedir a licença, Regina chegou a entregar carta de demissão, que não teria sido aceita.

O Diário buscou contato com Regina, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

INDICAÇÃO
Regina Maura chegou ao comando da Fundação após os três prefeitos mantenedores da entidade – Paulo Serra (PSDB), de Santo André; Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo; e José Auricchio Júnior (PSDB), de São Caetano – indicarem seu nome de forma unânime. Por ser gerida pelos três municípios, a presidência da FUABC passa por rodízio entre as três cidades e, desta forma, a vez para a indicação do nome coube a Santo André.

Após indicação, a ex-secretátria de Saúde de São Caetano tomou posse no dia 13 de janeiro, em evento realizado na Fundação do ABC e que contou com a presença dos três prefeitos. Regina assumiu a vaga de Adriana Berringer Stephan, que deixou a entidade após condução polêmica.

CARTA
Com exclusividade, o Diário teve acesso à carta que Regina Maura enviou ao conselho curador. Na missiva, a ex-presidente alega, novamente, motivos de “foro íntimo e questões familiares” para deixar o posto de comando.

“Nesse breve período em que estive à frente da honrosa função de presidente do conselho de curadrores da Fundação do ABC, para a qual fui eleita em 13 de janeiro de 2022, espero ter correspondido às expectativas de uma gestão transparente e competente, como havia prometido em discurso feito na minha posse, desta forma honrando vossa  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;