Política Titulo Integração
Paulo Serra se aproxima de Tite e se distancia de Palacio

Prefeito de Santo André visita o de São Caetano, apalavra apoio em eventual nova eleição e consolida movimento de mudança de suporte na cidade vizinha

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
14/06/2021 | 15:37
Compartilhar notícia
João Padovan / PMSCS


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), fez mais um gesto que confirma a aproximação com o prefeito de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), em movimento de afastamento ao ex-vereador Fabio Palacio (PSD), de quem o andreense sempre foi próximo.

Nesta segunda-feira, o tucano esteve no Palácio da Cerâmica, para visita institucional. O Diário apurou que Paulo Serra apalavrou que, em caso de nova eleição em São Caetano, dará suporte a Tite Campanella, que exerce a função de prefeito diante da anulação dos votos de José Auricchio Júnior (PSDB) no pleito de novembro. Tite é favorito para representar o auricchismo nas urnas se os recursos do ex-prefeito não forem acolhidos pela Justiça Eleitoral em Brasília.

Na sexta-feira, Paulo Serra comunicou internamente que iria juntar as unidades de Planejamento e Assuntos Estratégicos e de Comunicação e Eventos, escalando o ex-vereador paulistano José Police Neto (PSD) para chefiar o setor integrado. O ato administrativo atingiu figura próxima de Palacio na gestão andreense: a publicitária Luciana Patara, então titular da unidade de Comunicação. Ela é casada com Juan Muñoz, um dos principais articuladores políticos de Palacio. A decisão não foi bem digerida pelo grupo do pessedista.

Nas últimas semanas, vinha crescendo insatisfação com a postura de Palacio dentro do núcleo duro do governo Paulo Serra, até porque, embora aliado de tempos do andreense, o são-caetanense nunca escondeu sua predileção pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), nos afagos públicos. Nas redes sociais, Palacio e seu time mais próximo costumam publicar elogios a Morando e à deputada estadual Carla Morando (PSDB), mulher do são-bernardense. Morando e Paulo Serra, que também integravam mesmo time político, se distanciaram.

As postagens de Palacio foram interpretadas pelo alto escalão do governo de Paulo Serra como embarque à campanha de reeleição de Carla no ano que vem, preterindo qualquer discussão de suporte à primeira-dama de Santo André e presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Barreto Serra, que tende a ser candidata a deputada estadual em 2022.

Oficialmente, Tite argumentou que o encontro com Paulo Serra foi para trocar experiências sobre o combate à Covid-19 e discutir pautas para o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. “O prefeito Paulo Serra tem feito um trabalho exitoso em Santo André e também na Presidência do Consórcio Intermunicipal, nos ajudando a destravar demandas antigas de São Caetano e da região, como a construção do Piscinão Jaboticabal e o BRT (ônibus de alta velocidade), que ligará o Grande ABC ao Metrô de São Paulo. É uma proximidade que traz bons frutos à nossa cidade”, comentou o são-caetanense.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;