Economia Titulo
Brasil assume sexta-feira a presidência do Mercosul
Do Diário do Grande ABC
24/06/2000 | 14:10
Compartilhar notícia


O Brasil assume na próxima sexta-feira, pela quarta vez, a presidência pró-tempore do Mercosul. O relançamento do bloco será o tema prioritário da agenda. Mas a diplomacia brasileira faz questao de colocar na mesa um assunto espinhoso: a inclusao do açúcar no regime de uniao aduaneira dos quatro países.

"Nosso produto é tratado como se fosse do Burundi. Isto é inaceitável", diz um diplomata.A batalha remonta à época da assinatura do Tratado de Assunçao, em 1991, que criou o bloco.

Os argentinos se recusam a liberar as compras do produto - do qual o Brasil é um dos maiores produtores mundiais - do pagamento de impostos de importaçao. A alíquota paga pelo açúcar brasileiro para entrar em território argentino está hoje em 20,7%.

O Brasil quer que o item tenha o mesmo tratamento dos demais artigos da uniao aduaneira, ou seja, fique isento das taxas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;