Direitos do consumidor Titulo
Saiba como ter uma alimentação saudável

Estimular o consumo de alimentos orgânicos em feiras espalhadas por todo País, é o mote de campanha do Idec

Idec
05/04/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Estimular o consumo de alimentos orgânicos em feiras espalhadas por todo País, favorecendo o pequeno produtor e também o consumidor, que terá acesso a um produto de qualidade e mais econômico. Esse é o mote de campanha sobre alimentação saudável que será realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Pesquisa realizada pelo instituto mostrou que o preço dos orgânicos em supermercados chega a custar mais de 400% do que em feiras livre de bairro. Portanto, com apoio da Oxfam, o Idec lançou um portal: o Mapa de Feiras Orgânicas (feirasorganicas.org.br). Trata-se de uma ferramenta de busca rápida, que já possui uma relação de mais de 140 feiras orgânicas, distribuídas em 22 capitais brasileiras.

Além dos endereços, o mapa traz ainda informações de horários e tipos de produtos encontrados nesses locais. Mostra também quais são as frutas, verduras e legumes da estação, por região. Essa medida garante ao consumidor escolher o produto da época e, assim, economizar nas compras. E a iniciativa ainda localiza os CGRs (Grupos de Consumo Responsável) - podem ser formados tanto por pessoas quanto por entidades, para troca de informações sobre novos hábitos alimentares.

O mapa feito pelas entidades está aberto à contribuição de toda população.

ENQUETE - O Idec realizou no começo do ano passado uma enquete, segundo a qual, 74% dos visitantes disseram que consumiriam mais alimentos orgânicos se fossem mais baratos. Outros 20% optariam por orgânicos se houvesse mais feiras especializadas perto da sua casa.

AGROTÓXICOS - Segundo relatório da Anvisa (Agência Nacional de Saúde Suplementar), os agrotóxicos estão presentes irregularmente em 30% dos alimentos que comemos e já se tornaram a segunda maior causa de intoxicação no País, por conta da exposição dos produtores a essas substâncias.

Pesquisas recentes mostram ainda que atualmente somos o maior consumidor de agrotóxicos de todo o mundo. "Quando falamos de agrotóxicos, não falamos apenas do que está na salada, mas também nos grãos, carnes, etc", diz João Paulo Amaral, pesquisador do Idec. "Por isso, o Mapa de Feiras Orgânicas é voltado para estimular consumidores em acessar alternativas de alimentação mais sustentáveis", conclui Amaral. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;