Sua Saúde Titulo
Verão 2018 – desidratação
Leo Kahn
20/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Quando a eliminação de líquidos pelo corpo é maior do que a quantidade ingerida ocorre a desidratação, essa deficiência de água ativa uma região do cérebro que provoca a sensação de sede.

A desidratação pode ocorrer quando há excesso de calor sem reposição suficiente da água eliminada pelo corpo, diminuição do consumo de água, febre com suor, diarreia, vômitos e uso de diuréticos.

Classificada em três níveis:

Leve – perda de até 5% de líquido, com o único sintoma de sede.

Moderada – com até 10% de diminuição de líquidos, acarretando pele seca e inflexível, taquicardia, diminuição do peso, aumento da temperatura corporal.

Grave – com até 15% a menos de líquido corpóreo, além dos sintomas acima citados, queda da pressão arterial, sensação de perda de consciência eminente, estupor, hipertermia, convulsões, choque e até a morte.

Acomete mais crianças, por serem mais suscetíveis devido à proporção maior de água em seu organismo, ou seja, qualquer perda de líquido não é significativa, e os idosos por causa da menor capacidade de reter líquido e sentirem menos sede.

Principais fatores de risco:

Exposição solar,

Doenças gástricas,

Viroses,

Febre alta,

Sudação excessiva,

Vômitos,

Diarreia.

Sinais e sintomas:

Boca seca,

Pouca urina e/ou urina amarelo-escura,

Coração acelerado,

Irritabilidade,

Olhos fundos ou fontanela (moleira) afundada,

Letargia incomum,

Hipotensão,

Enjoo,

Perda da elasticidade da pele,

Desmaios.

O diagnóstico é realizado pela história, exame físico e testes laboratoriais de eletrólitos.

Saiba mais:

Ocorre a perda de eletrólitos, especialmente sódio e potássio

A água não se desloca com facilidade desde o grande depósito interno das células para o sangue, podendo verificar queda da pressão arterial.

Se a perda de água e eletrólitos continua, a pressão arterial pode abaixar e levar a estado de choque com graves lesões em muitos órgãos, como os rins, o fígado e o cérebro.

A desidratação é uma doença considerada grave, pois milhares de crianças morrem vítimas todos os anos.

Patologia de fácil prevenção e tratável quando diagnosticada logo.

É recomendado beber em torno de meio litro de fluidos em aproximadamente duas horas antes do exercício.

Bebidas contendo sódio são mais prontamente absorvidas pelo corpo.

Vestir roupas leves e frequentar ambientes bem ventilados no verão.

O soro caseiro é uma solução prática e econômica para se evitar a desidratação; veja como é fácil fazer: dilua em um copo d’água filtrada e fervida uma pitada de sal e três pitadas de açúcar, depois misture bem.

Muitas vezes a criança está ingerindo quantidade adequada de líquidos, mas pode estar desidratada; fique alerta para os sinais de desidratação.

Procure seu médico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;