Memória Titulo
Um livro infantil, uma revista, uma foto...

O livro é do jornalista Hildebrando Pafundi, que envereda, com talento e sensibilidade, para o mundo infantil

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/10/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


O livro é do jornalista Hildebrando Pafundi, que envereda, com talento e sensibilidade, para o mundo infantil; a revista é do Sindicato dos Servidores Públicos de Mauá, rumo ao seu ano 20; a foto é de um time de Santo André, quase 50 anos atrás, que está aí para ser devidamente identificada. Você, esportista andreense, pode e tem espaço livre aqui em Memória para colaborar com esse projeto do mundo esportivo.

Janela da Liberdade e outras Histórias
Livro para o público infantil do jornalista Hildebrando Pafundi (ex-Diário), com capa e ilustrações de Alex Alves de Souza (Editora Espaço Idea).

São três contos reunidos: "O céu da boca não tem estrelas", "A teimosia do velho jardineiro" e "Janela da liberdade".

Jornalista acostumado em descrever o cotidiano brasileiro, a partir do Grande ABC, escritor sério, literato, voltado ao público adulto, Pafundi surpreende pela nova linguagem e pelas tiradas voltadas a um público diferenciado.

Até por isso justifica a sua lembrança a Monteiro Lobato, a quem dedica o livro.

Nada melhor do que repetir Jurema Barreto de Souza, que cuida do prefácio: "Existe um lugar, escondido entre o sonho e a realidade, antes do pensamento se transformar em palavras, onde este livro acontece. É a passagem entre os dois mundos: o sentir".

Pafundi, amigo, o livro está lindo. Quando sairá o segundo do gênero? Prossiga. É por aí mesmo.

Ribeirão Pires
O armazém ferroviário da estação, está sendo restaurado ou reconstruído? Que pena que vai dar espaço a uma unidade de segurança! E o Museu Família Pires, para onde irá?

Marcos Murilo Moura Soares, de Santo André, descobriu um nicho importante do futebol regional: as páginas da saudosa A Gazeta Esportiva. E divide seus achados conosco.

Numa página do jornal aparece o Fichet Futebol Clube, campeão do 1º Campeonato Industrial de Santo André (1º e 2º quadros), certame realizado em 1958.

A competição foi promovida pela Liga Santo-Andreense de Futebol. Do primeiro quadro fazia parte o goleiro Ivo Guerra, e do segundo quadro o goleiro Adalberto Hygino e o meia Manoel Moura Melo, o Dedeo, que jogou por muitos anos no Cruzeiro. As fotos estão na edição de 24 de dezembro de 1958.

Mas a foto que selecionamos é esta, do Juvenil do Clube Atlético Pirelli. O ano: 1959. Entre os atletas, a presença de Elói Cattaruzzi, Fabinho (José Fábio Moura Melo) e Rubertoni. Quem conseguiria identificar os demais jogadores?

Funcionalismo de Mauá
O Sindicato dos Servidores Públicos de Mauá comemora neste ano 20 anos de sua criação. Semana passada foi feita a comemoração antecipada, já que a fundação foi em 30 de novembro de 1988. O ponto alto foi a inauguração do Centro Recreativo Roque José Orsate, nome dado em homenagem a um diretor-fundador que já partiu.

Luiz Marques, assessor de imprensa do sindicato, enviou à coluna uma revista comemorativa. Até 30 de novembro teremos oportunidade de focalizar mais aspectos desta efeméride, fruto da Constituição de 1988 que permitiu aos servidores públicos a sua organização sindical - o que era um impedimento até então.

E os demais sindicatos de servidores, planejam festas como a do sindicato de Mauá? Vamos aguardar.

CRÔNICA DO GUIDO
Texto: Guido Fidelis

Na Geografia de nosso mundo interior há rios, montanhas, praias, paisagens magníficas, recantos maravilhosos. E há infindáveis belezas à espera de quem se aventurar pelos caminhos da imaginação.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 6 de outubro de 1978

Manchete - Brasil e França firmam novos acordos

Trabalho - Anunciadas duas novas Juntas de Conciliação e Julgamento em São Bernardo; Diadema terá a sua primeira Junta.

Sindicalismo - Será aberto hoje o 3º Congresso do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. Tema único: "A estrutura sindical brasileira". A abertura será no próprio sindicato, com plenárias nos dois próximos finais de semana na colônia de férias do Guarujá.

Funcionalismo - Prefeito Tito Costa aprova reajuste semestral a servidores de São Bernardo.

Rio Grande da Serra - Queixas de moradores continuam no Jardim Santa Tereza. Há carência de obras e serviços.

Editorial - Justa é a guerra contra a lei de zoneamento.

Coluna Social - No Aramaçan, de volta o carteado.

Polícia - Tráfico de drogas no Grande ABC.

EM 6 DE OUTUBRO DE...

1913 - Mário Granziera nasce em Santo André. Foi um dos fundadores da Cooperativa da Rhodia, a Coop dos dias atuais, além de futebolista habilidoso e famoso.

HOJE

Dia Mundial do Hábitat. Dia do Tecnólogo. Início da Semana da Criança.

SANTOS DO DIA

Bruno, Erotildes, Maria Francisca, Renato e Sagar.
Bruno (Colônia, Alemanha 1035 - Squillace, Calábria, Itália 1101). Sacerdote. Professor de Teologia. Fundador da Cartuxa, a ordem religiosa mais radical e severa da Igreja. Na Cartuxa reside o silêncio total e absoluto como meio para chegar a Deus.

Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;