Economia Titulo
Sindicato e Backer fecham acordo
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
16/06/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Backer chegaram a um acordo quanto demissão dirigente Joaquim José de Oliveira e do cipeiro José Mauro. Os dois retornaram ao emprego na fabricante de produtos de inox na quinta-feira.

Junto com o acordo quanto aos trabalhadores, que recebeu o apoio do senador Eduardo Suplicy durante sa negociações, também foi acertado a PLR (Participação de Lucros e Resultados), de cerca de R$ 800, que ainda será avaliado pelos trabalhadores.

Joaquim, que, agora, tem estabilidade no emprego até 2008 por conta da representação sindical, foi demitido após ter tornado público que recebeu ameaças quanto a sua atuação como representante sindical na Backer. E que os dois indivíduos que fizeram a intimidação usaram o nome da empresa.

Nesse período, o sindicalista havia sido advertido pela empresa por não estar com o equipamento de segurança adequado. O fato também ocasionou a suspensão do cipeiro por não cumprir sua função.

Desde o dia 16 de maio, quando ocorreu a denúncia e as demissões, o sindicato e a empresa entraram em processo de negociação para buscar a readmissão dos dispensados. Na época, os sindicalistas realizaram um protesto na porta da fábrica, que acabou piorando as relações entre os dois lados, gerando conflitos envolvendo até a Polícia Militar.

Quanto à ameaça, o sindicato contou que a metalúrgica repudiou o ocorrido e se comprometeu a ajudar as investigações, principalmente porque foi usado o nome da empresa. A Backer confirmou o acordo, mas preferiu não entrar em detalhes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;