Internacional Titulo
Israelenses e palestinos retomam o diálogo
Por Das Agências
20/07/2002 | 13:36
Compartilhar notícia


Israelenses e palestinos reiniciam neste sábado o diálogo suspenso depois de dois atentados, na terça e quarta-feiras passadas, com a intenção de discutir alívios das sanções que pesam sobre a população palestina há um mês.

O ministro das Relações Exteriores, Shimon Peres, deve se reunir na noite deste sábado com uma delegação palestina dirigida pelo ministro das Coletividades Locais, Saeb Erakat. Ambas partes negaram-se a dar detalhes sobre o lugar e a hora da reunião.

O encontro foi adiado em duas oportunidades depois de um atentado na terça-feira passada, contra um ônibus perto de uma colônia na Cisjordânia, e um duplo atentado suicida na quarta-feira, em Tel Aviv, que deixaram no total 12 mortos.

"Vamos discutir os meios para aliviar a miséria econômica da população palestina e os meios para dar uma ajuda, na condição de que o dinheiro não sirva para financiar os serviços de segurança palestinos envolvidos no terrorismo", afirmou à rádio pública o ministro sem pasta Danny Naveh, que deve participar da reunião.

Naveh aludia às conseqüências que teve para os palestinos a operação lançada por Israel em 19 de junho passado, depois dos dois atentados, e que se traduz na reocupação das cidades da Cisjordânia.

Um ponto controverso este sábado deve ser o projeto de expulsão para a Faixa de Gaza dos familiares de terroristas palestinos que residem na Cisjordânia. O premiê Ariel Sharon quer que a expulsão de 21 familiares de palestinos implicados nos atentados desta semana sirva de exemplo para dissuadir outros camicases potenciais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;