Economia Titulo
Consórcio conclui liquidação para a compra do grupo Ipiranga
Do Diário OnLine
18/04/2007 | 18:57
Compartilhar notícia


A Petrobras informou que a medida cautelar instaurada no Cade (Administrativo de Defesa Econômica) contra a venda do grupo Ipiranga para a estatal, Braskem e Ultra não afetará a operação. Segundo ela, as empresas consumaram nesta quarta-feira a aquisição das ações dos controladores da Ipiranga por R$ 2,1 bilhões.

O governo federal apresentou no dia anterior a medida cautelar alegando que a compra tem "potencial de causar danos à concorrência" nos mercados de distribuição e petroquímica.

Segundo a ação, a Petrobras, ao incorporar postos de combustíveis da Ipiranga nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, eleva sua participação para cerca de 50% em vários municípios. Muito além do que o vice-líder do mercado com apenas 10%. Além disso, no Sul e Sudeste, a empresa Ultra, principal concorrente da Petrobras Distribuidora, teriam "comunicação" e "comunhão" de interesses a partir de uma comissão conjunta de negócios.

A Petrobras informou que as empresas “entendem o zelo que motivou a medida cautelar, e já iniciaram avaliações e coleta de informações a serem submetidas ao Cade, demonstrando que a operação beneficiará o setor petroquímico brasileiro em sua competitividade e consolidará o mercado de distribuição de combustíveis sem prejuízo ao consumidor”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;