Internacional Titulo
'União Europeia está determinada a se manter unida'
24/06/2016 | 05:37
Compartilhar notícia


O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que os líderes das outras 27 nações que formam a União Europeia estão determinados a se manterem unidos, apesar do resultado da votação no Reino Unido.

Tusk diz ter entrado em contato com todas as capitais após o resultado do plebiscito, que ele descreveu como "sério e dramático", mas garantiu que o bloco está preparado para esse "cenário negativo".

"Hoje, em nome de 27 líderes, eu posso dizer que estamos determinados a manter nossa unidade como 27. Para todos nós, a união é a estrutura comum para nosso futuro", comentou.

Ele ainda destacou que não deveria haver nenhuma "reação histérica" e que os procedimentos legais estão claramente definidos nos tratados da União Europeia para um país deixando o bloco. "Até que o Reino Unido saia formalmente, as leis da União Europeia continuarão sendo aplicadas ao país," disse.

Tusk afirmou ter oferecido a possibilidade de uma reunião informal com os líderes dos 27 países da UE, paralelamente à cúpula que acontecerá na próxima semana, para discutir mais procedimentos e lançar uma "ampla reflexão sobre o futuro da nossa união".

Os líderes da UE devem se reunir nos dias 28 e 29 de junho em Bruxelas, para discutir o resultado da votação no Reino Unido e outros assuntos. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;