Internacional Titulo
Schröeder diz que EUA e Otan poderão usar espaço aéreo alemão
Por Da AFP
27/11/2002 | 13:30
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos e a Otan poderão utilizar o espaço aéreo alemão e as bases americanas na Alemanha no caso de uma operação militar no Iraque, declarou nesta quarta-feira o chanceler Gerhard Schröeder em Berlim.

Durante uma coletiva de imprensa, Schröeder reiterou, no entanto, a negativa de Berlim em participar em uma intervenção contra o regime iraquiano.

Na hipótese de haver um conflito, a Alemanha permitirá aos Estados Unidos e aos aliados da Otan que sobrevoem seu território, além de utilizar as bases militares americanas no país.

Durante a cúpula da Otan, em Praga, em 21 e 22 de novembro passado, Schröeder deixou claro que seu país não se oporia que os aliados sobrevoassem seu território.

Gerhard Schröeder acrescentou nesta quarta-feira que os Estados Unidos não detalharam todos os pontos do pedido enviado à Alemanha quanto a uma possível ofensiva militar no Iraque.

Ao contrário, assinalou que a Alemanha não atenderá aos pedidos relativos ao uso de tanques alemães de detecção de armamento nuclear, bacteriológico e químico (NBC), que se encontram atualmente no Kuwait, da polícia militar alemã e de financiamento de um eventual conflito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;