Internacional Titulo
Lula diz que papa será lembrado pela luta contra as injustiças
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
04/04/2005 | 09:07
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, em seu programa de rádio Café com o Presidente, que o papa João Paulo II será lembrado pela humanidade como um homem que dedicou grande parte de sua vida para enfrentar as injustiças do mundo e que lutou para a melhorar a vida das pessoas.

"Foi assim na sua juventude, foi assim quando se tornou padre, quando se tornou bispo. Foi a luta contra o nazismo, foi a conquista da liberdade democrática na Polônia. Eu penso que é essa imagem que ele vai deixar, a imagem da esperança, a imagem de um homem que lutou cada minuto da sua vida para que as coisas pudessem acontecer de forma a melhorar a vida das pessoas", afirmou.

Lula recordou o encontro que teve com o pontífice em São Paulo nos anos 80, quando estava cassado do sindicato. "Não era comum uma autoridade como o papa receber alguém que estivesse sendo perseguido pelo regime militar", contou. De acordo com o presidente, o líder da Igreja Católica tinha um apreço muito grande pelo Brasil e sempre desejava receber notícias sobre o país.

"Muitos bispos brasileiros que iam a Roma conversar com ele voltavam nos dizendo que ele perguntava muito do Brasil, que ele queria saber das coisas. No ano passado, quando fui à ONU, na reunião com chefes de Estado discutir a questão da fome, ele mandou a segunda pessoa mais importante da Igreja participar do evento" disse.

De acordo com Lula, a imagem que o papa construiu é altamente positiva para a sociedade. "Ou seja, eu acho que vai continuar a alimentar milhões e milhões e milhões de seres humanos que vêem no papa um exemplo de dedicação, perseverança e de vontade de fazer as coisas melhores".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;