Setecidades Titulo
Começa hoje Tríduo Pascal, principal celebração católica
Raimundo de Oliveira
Especial para o Diário
05/04/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


Começa hoje o Tríduo Pascal, com celebrações em todas as paróquias da região. Considerado pela Igreja Católica o período mais importante do calendário litúrgico, os três dias de celebração incluem a instituição da Eucaristia (quinta-feira), a morte (sexta-feira) e a ressurreição de Jesus Cristo (sábado).

Segundo o padre Vanderlei Ribeiro, da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, em Santo André, na celebração de hoje (Eucaristia e Lava-pés) há três pontos importantes: a instituição da Eucaristia, feita por Jesus Cristo na última ceia com os apóstolos e que é celebrada em todas as missas da Igreja Católica; o Sacramento da Ordem, que é a instituição da função do padre, quando Cristo diz “Fazei isto em minha memória” e institui assim o principal rito da missa, e o Sacramento do Amor, quando Cristo, em atitude de humildade e servidão, lava os pés dos apóstolos. “Com este gesto de doação, Cristo nos mostra que veio ao mundo para servir e não para ser servido”, diz o padre Ribeiro.

Segundo ele, para os fiéis, a celebração da morte de Cristo costuma ser a mais dramática e importante, mas, para a Igreja, os pontos mais importantes são a Eucaristia e a celebração da Páscoa. “A Páscoa é a celebração mais importante da liturgia católica porque representa a ressurreição de Jesus Cristo, que veio para nos redimir e nos amar até o fim, com sua morte na cruz. E depois do fim, com a ressurreição no domingo”, afirma o padre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;