Cena Política Titulo
Uma eleição nada boa para os prefeitos
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
21/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Muitos encaram a eleição deste ano como uma prévia do que virá no pleito de 2016. O resultado da votação de domingo será balizador para os prefeitos do Grande ABC trabalharem estratégias eleitorais com vistas à disputa municipal. E, mantido o desempenho do primeiro turno, terão muito trabalho pela frente para garantir o segundo mandato ou fazer o sucessor. Os prefeitos petistas Carlos Grana (Santo André), Luiz Marinho (São Bernardo) e Donisete Braga (Mauá) viram a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), perder em suas cidades. Da mesma forma, os chefes de Executivo do PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, não transferiram suas adesões a Dilma. Paulo Pinheiro (São Caetano) e Saulo Benevides (Ribeirão Pires) observaram em seus municípios a vitória de Aécio Neves (PSDB). Em Diadema, Lauro Michels (PV) diz que votou no primeiro turno em Eduardo Jorge, de seu partido. O verde teve 1,64% dos sufrágios na cidade. Agora, Lauro anunciou apoio ao presidenciável tucano, que perdeu para a petista na primeira etapa do pleito. Em Rio Grande da Serra está o único caso da região em que o candidato do prefeito venceu no município. Ainda assim, a situação é inusitada. Gabriel Maranhão, do PSDB, fez campanha para Dilma, do PT. Ela obteve 36,78% dos votos na cidade e ficou à frente dos adversários. O resultado pode dar dor de cabeça ao chefe do Executivo, que tem o Partido dos Trabalhadores como maior rival em Rio Grande. De qualquer forma, a eleição de 2014 não tem sido nada boa para os gestores municipais.

A conta
Em campanha em prol de Aécio Neves (PSDB), domingo, pelo Grande ABC, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), parou em dois estabelecimentos para fazer uma boquinha. Em São Bernardo, tomou café numa padaria e garapa numa feia. E também pagou a conta para os deputados Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS). “Só me dão trabalho e despesa.”

Apreensiva
A vice-prefeita de Diadema, Silvana Guarnieri (PTB), foi ontem à Câmara para retirar cópia do parecer da CPI instaurada para saber se ela cometeu improbidade administrativa ao firmar contrato particular com a prefeitura de Palmas (Tocantins) já exercendo função pública no município. E mostrou apreensão com a possibilidade de ser cassada, como recomendou a comissão. Ela conversou com vereadores governistas a portas fechadas.

Não é bem isso
Vereador do PT de São Caetano, Pio Mielo se reuniu ontem com integrantes do PDT da cidade. Não foi um encontro para asfaltar mudança de partido do parlamentar, como muitos cogitam na cidade – pessoas próximas garantem que a chance é remota. Segundo o petista, foi para organizar atividades eleitorais pró-Dilma Rousseff (PT) na sexta-feira e sábado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;