Política Titulo Firjan
Auricchio comemora índice de São Caetano

Ex-prefeito destaca investimentos em Saúde e Educação de 2011 para cidade ser 3ª do Brasil

Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
04/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


José Auricchio Júnior (PTB), ex-prefeito de São Caetano, comemorou o índice de desenvolvimento obtido pela cidade, que a coloca como terceira melhor do Brasil. Os dados foram divulgados segunda-feira pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), mas têm como base 2011, penúltimo dos oitos anos do petebista à frente do Palácio da Cerâmica. “Esperamos que esses resultados, que revelam excelência nos serviços públicos oferecidos, sejam mantidos”, disse Auricchio.

O IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) considera os patamares das cidades nas áreas de Saúde, Educação, trabalho e renda. São Caetano fica atrás apenas de Louveira e São José do Rio Preto, ambas do interior de São Paulo. “A gente consegue falar que essa cidade fornece aos seus moradores a excelência nos serviços básicos de Saúde e Educação”, disse o especialista da Firjan em Desenvolvimento Econômico, Jonathas Goulart.

“Esse estudo possui muito dos números auferidos também no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de São Caetano, que já está consolidado graças à atuação administrativa eficaz que colaboramos e colocamos em prática”, salientou Auricchio.

O ex-prefeito destacou principalmente os investimentos feitos no setor de Saúde para obtenção do desempenho. “Foi um processo contínuo de aplicação de verba e planejamento sério. No último ano do segundo mandato (2012) foram investidos 30% do Orçamento na Saúde (o dobro do determinado por lei)”, discorreu.

O ex-chefe do Executivo, hoje secretário estadual de Esportes, frisou ainda que, quando assumiu o governo municipal, em 2005, os índices de mortalidade infantil eram de 16 a cada 1.000 crianças nascidas vivas e deixou a administração com quatro a cada 1.000 nascimentos.

Sobre as notas em Educação, o petebista afirmou que sua gestão realizou ações de “aprofundamento forte” que culminaram em índices positivos, como erradicação do analfabetismo. “Ampliamos as vagas de Ensino Infantil em tempo integral, trouxemos a Fatec (Faculdade de Tecnologia) para a cidade, além dos programas sociais que se cristalizaram em 2011, ou seja, foi uma somatória de projetos que nos deu essa condição”, analisou Auricchio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;