Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Capela do Pilar tem missa campal e romaria no 1º dia de festejos

Celebração pelos 300 anos da igreja continua até domingo, com shows sertanejos

Por Do Diário do Grande ABC
02/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A 78ª edição da Festa do Pilar, que neste ano comemora os 300 anos da construção da igreja que leva o nome da santa, começou ontem em Ribeirão Pires.

Os destaques foram a cavalgada e romaria, que partiram do Complexo Ayrton Senna e percorreram importantes vias da cidade até a capela, localizada na Avenida Santa Clara. Em seguida, foi realizada missa Campal e apresentação do padre Juarez de Castro.

Entre as centenas de devotos que compareceram aos festejos estavam quatro netos de José Obeda que, de acordo com registros históricos, foi o organizador das primeiras festas em homenagem à Nossa Senhora do Pilar.

Além dos festejos religiosos, se apresentaram a Orquestra de Violeiros e Berranteiros de Mauá, o grupo Catira AZ de Ouro e a dupla Ataíde e Alexandre.

Hoje, o público assiste ao show de Sérgio Reis. Amanhã, será a vez da dupla Teodoro & Sampaio, e no domingo, do cantor Almir Sater. Nos três dias, os sertanejos sobem ao palco às 21h.

HISTÓRIA

A Capela do Pilar foi inaugurada em 25 de março de 1714. Segundo registros, foi construída em taipas de pilão, com 40 centímetros de espessura, pelo Capitão Mor Antônio Corrêa de Lemos, e abençoada pelo Frei Pacífico. É a igreja mais antiga do Grande ABC com as mesmas fundações.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;