Política Titulo
Filippi participa de comitiva a Paris
Por Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
13/07/2005 | 08:24
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, foi o único chefe do Executivo do Grande ABC convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fazer parte da comitiva brasileira que embarcou nesta terça-feira a Paris, para participar das comemorações do Ano do Brasil na França.

Nesta quarta-feira, o prefeito recebe três adolescentes de Diadema que moram na cidade de Montreuil, por meio de um intercâmbio entre a cidade brasileira e a francesa. Depois, almoça com o prefeito de Montreuil, Jean Pierre Brard, e à noite participa da cerimônia oficial do Ano do Brasil. Nesta quinta-feira, visita Montreuil e participa, com Lula, da festa da Queda da Bastilha, feriado nacional francês. Na sexta-feira à noite, retorna ao Brasil.

Diadema tem um histórico de relações diplomáticas com municípios franceses. Em 2002, a Prefeitura assinou convênio de cooperação técnica com a cidade de Montreuil. Nesse período, 12 adolescentes de Diadema já participaram de intercâmbio. Além dos jovens, também foram mandados ao município francês dois guardas civis municipais, que fizeram, durante um mês, treinamento sobre policiamento comunitário.

Em abril do ano passado, Filippi assinou, em Montreuil, um segundo protocolo de intenções, estabelecendo acordos de cooperação nas áreas de cultura, saúde, segurança, desenvolvimento econômico, esporte e meio ambiente. No próximo dia 29, mais cinco jovens de Diadema embarcam para França. Até agora, nenhum francês veio a Diadema realizar intercâmbio cultural.

No segundo semestre deste ano, o coordenador do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Reinaldo Del Pozzo, viaja para a cidade francesa, onde ficará por uma semana para conhecer o sistema de gestão operacional do serviço francês, que inspirou o modelo adotado no Brasil.

Uma delegação da cidade virá a Diadema, em setembro deste ano, para estudar os programas voltados a qualificação de jovens, como o Adolescente Aprendiz, Aprendiz Trabalhador e Centro de Referência da Juventude. Em junho de 2006, uma comitiva de Diadema será recebida em Montreuil com o mesmo objetivo.

Como parte do convênio estabelecido entre a cidade do Grande ABC e o município francês, foi criado em Diadema, em agosto de 2003, o Centro de Referência da Cultura Francesa. No espaço, são realizados ciclos de cinema francês, exposições, palestras, além de ter centenas de livros sobre diversos temas ligados à cultura francesa. Por mês, são mais de duas mil pessoas que visitam o local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;