Economia Titulo
Contabilistas sofrem efeito da greve dos técnicos da Receita
Do Diário do Grande ABC
14/08/2005 | 10:44
Compartilhar notícia


A paralisação dos técnicos da Receita Federal tem causado transtornos aos profissionais dos escritórios de contabilidade do Grande ABC. Serviços básicos e fundamentais para essas empresas sofrem os efeitos da greve da categoria, que protesta contra a criação da Receita Federal do Brasil, resultado da unificação da Receita Federal e da Receita Previdenciária. Na última sexta-feira, os servidores decidiram estender a greve até o dia 22. Esta é a quinta paralisação promovida pelo Sindireceita (Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal).

Os principais serviços que deixam de ser viabilizados para as empresas são o acesso a CNDs (Certidões Negativas de Débito), bem como pedido de entrada e atualização de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). "O atendimento prestado por órgãos públicos já é precário e isso se intensifica ainda mais com a paralisação dos servidores. As empresas acabam sendo prejudicadas com a falta de documentos e perdem negócios", afirma Glauco Pinheiro da Cruz, diretor regional do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo) e sócio-proprietário da Candinho Assessoria Contábil, em Santo André.

A paralisação de emissões de CNDs é o serviço que mais afeta os clientes da empresa de Cruz. "Já deixamos de pedir 30 certidões para a Receita. O documento é necessário para a participação em concorrências e organizações que têm a receber de órgãos públicos", afirma.

A greve dos técnicos também atingiu os serviços prestados pelo escritório Aliança de Contabilidade, de Santo André. "Estamos com três aberturas de CNPJ paradas. Sem o documento, não é possível pedir inscrição estadual e municipal para emitir notas de vendas e serviços", afirma Antonio Carlos Forni, sócio-proprietário da empresa.

Forni afirma que não é contra a paralisação dos servidores. "Eles têm todo o direito de se manifestar. Entretanto, os técnicos podiam fazer uma espécie de triagem ou um pequeno plantão para os casos mais urgentes. Os clientes estão reclamando", diz.

Com a greve dos técnicos, também estão parados serviços como o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), emissão e regularização de CPFs (Cadastros de Pessoa Física), emissão de certidões para pessoa física e de certidões de imóvel rural e parcelamento de débitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;