Economia Titulo
Setor industrial comanda alta de 6,4% no consumo de energia
08/07/2005 | 00:08
Compartilhar notícia


O consumo de energia elétrica no primeiro semestre deste ano teve crescimento médio de 6,41%, bem superior aos 3,5% apurados em igual período de 2004. O desempenho positivo pode ser explicado pelo aumento do uso de eletricidade no setor industrial, cuja atividade se manteve aquecida, apesar dos sinais de acomodação da economia, afirmam analistas.

Em São Paulo, por exemplo, o aumento do consumo nessa classe (que representa 44,4% do mercado) havia sido de 5,9% até maio, enquanto o residencial (cuja participação é de 25,2%) avançou 4% e o comercial, 4,2%. O consumo dos estabelecimentos comerciais em São Paulo representa 17,8% do mercado.

Segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a carga média de energia no Brasil – o que foi produzido pelas geradoras – ficou em 45.902 MW (megawatts médios), ante 43.137 MW médios no primeiro semestre de 2004. Com o racionamento de energia em 2001, esse número caiu para cerca de 34 mil MW médios por mês.

O pico de consumo no primeiro semestre foi verificado em março, quando o uso de energia bateu recorde no País. Em maio e junho, no entanto, as taxas de crescimento diminuíram na comparação com os primeiros meses do ano, quando foram verificados altas superiores a 7% em relação a 2004.

Mas, segundo técnicos do ONS, essa queda é sazonal, por causa das temperaturas. Até abril, quando o clima é mais quente e o ar condicionado é acionado com maior freqüência, o consumo tende a ser elevado. De maio a julho, a tendência é que o uso da energia diminua e, depois, comece a subir, até atingir o pico em outubro, explicam técnicos do ONS.

Na avaliação de analistas do setor, porém, a desaceleração da economia – já detectada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no primeiro trimestre – deverá afetar o consumo de eletricidade nos próximos meses. “A expectativa é ter crescimento mensal em torno de 4% na classe industrial”, prevê o gerente da Delta Comercializadora de energia, Breno Nogueira.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;