Política Titulo Confiança
Marinho desdenha de investidas sobre aliados

Prefeito de São Bernardo não apresenta preocupação com o
assédio da oposição a partidos que compõem suas alianças

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
08/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), não apresenta preocupação com o assédio da oposição a partidos que compõem o seu arco de alianças. Após investir para conseguir a adesão do DEM, a pré-candidatura do deputado estadual Alex Manente (PPS) definiu o PDT como o mais novo alvo para engrossar a lista de apoiadores do popular-socialista. Atualmente, o grupo conta com PSDB, PMN, PRP e PHS.

"A oposição tem de fazer notícia dada a ausência de projetos. Deixa a oposição falar que eu vou tocar minha vida e governar", amenizou Marinho.

Na terça-feira à noite, o deputado federal William Dib (PSDB) jantou com o presidente estadual do PDT, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, em Brasília, com objetivo de atrair a legenda para apoiar Alex. Os pedetistas são aliados do PT na esfera nacional, mas integram a sustentação do governador Geraldo Alckmin (PSDB) - e ainda pensam em candidatura própria na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

O presidente do diretório municipal do PDT, o ex-deputado federal Edinho Montemor, disse não haver nenhuma possibilidade de a sigla apoiar Alex Manente. "Somos um diretório eleito e constituído. Esses comentários não mudam nada a situação do partido". Para manter a linha, o dirigente afirma ter respaldo de Paulinho da Força e do presidente nacional do partido, o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi.

Montemor esteve filiado ao PSB por mais de 15 anos, sigla pela qual exerceu mandato de deputado federal em 2003 e 2006. Em 2008, foi vice na chapa do candidato a prefeito Orlando Morando (PSDB), derrotada por Marinho. No ano seguinte, filiou-se no PPS, onde permaneceu até maio de 2011, quando anunciou apoio ao prefeito petista.

Indecisão - Diferentemente do discurso de resignação adotado pelo PDT, os democratas estão bem próximos de fecharem apoio à pré-candidatura de Alex Manente.

Apesar disso, o presidente da executiva provisória do DEM, vereador Mauro Miaguti, reiterou não haver motivo para deixar a base de sustentação a Marinho. Segundo ele, o fato de o PSDB não encabeçar a chapa de oposição é preponderante para a resistência dos correligionários a uma possível aliança com Alex Manente. "Seria diferente se o PSDB encabeçasse a chapa", considerou.

Na próxima semana, Miaguti pretende se reunir novamente com o presidente estadual do DEM, o deputado Jorge Tadeu Mudalen, para encerrar as especulações sobre o futuro da sigla em São Bernardo.

Adversário de longa data do PT, o DEM apoia Marinho desde o primeiro dia do petista no comando da cidade. A articulação foi feita pelo prefeito da Capital, Gilberto Kassab, que deixou o partido para fundar o PSD.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;