Economia Titulo
Cosmético de Diadema parte para conquistar a América
Por Mariana Oliveira
William Glauber
Do Diário do Grande ABC
23/07/2005 | 10:16
Compartilhar notícia


Depois de consolidar seus produtos na Europa, o Pólo de Cosméticos de Diadema quer agora conquistar a América do Norte. A maior feira de beleza do continente americano, a Cosmoprof North America, que começa neste domingo e vai até terça-feira, em Las Vegas, nos Estados Unidos, reunirá mais de mil expositores de 30 países, sendo quatro empresas do pólo – três de Diadema e uma de São Paulo. Ao todo, serão 17 indústrias brasileiras do setor com a intenção de iniciar exportação para o mercado norte-americano

Será a primeira vez que a indústria brasileira de cosméticos participará da Cosmoprof North America, que chega à terceira edição neste ano. O Brasil terá 14 estandes em uma área de 314 m². O pólo de Diadema terá espaço de 40 m² e estará ao lado de nomes fortes como Niasi, OX Cosméticos, Kanitz, Vita Derm, Amazon Joy, Bell Soft, Bonyplus, Global Cosmetics, HSA, International Mydori, Nunaat, Suissa e Vyvedas. O evento conta com o apoio da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higine Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e Apex (Agência de Promoção de Exportações do Brasil).

As empresas de Diadema presentes são a Toirê, Coper e Valmari. Para o diretor da Valmari Silvestre Mendonça de Resende, a intenção será mostrar os produtos e aumentar a representatividade das exportações nos resultados da empresa. No primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, as exportações aumentaram em 100%. Porém, ainda significam pouco para a empresa: 1,6% do faturamento.

"Nossa intenção é que as vendas para o exterior representem, em cinco anos, 5% da movimentação da empresa e as feiras internacionais são fundamentais para o aumento das exportações."

Já Milton Almeida Marques, proprietário da Toirê, acredita que a feira possa contribuir para coloca a empresa no mercado internacional de vez. "Pretendemos fazer com que as exportações representem 40% do faturamento mensal até o fim deste ano." De acordo com Marques, a Toirê está em fase de negociações adiantadas com distribuidores da Argentina.

Parcerias – Para o coordenador do pólo, Ricardo Fioravante, as empresas da região vão a Las Vegas em busca de parcerias. Estão agendados, durante a feira, encontros com 12 distribuidores. "Precisamos de representantes que facilitem nossa entrada nos Estados Unidos", explica. No entanto, Fioravante não revela as expectativas de fechamento de negócios. "Tenho perspectivas de encontros comerciais, mas falar em negócios agora é leviano. Se cinco ou seis empresas fecharem acordos, fico satisfeito."

Fioravante explica que a participação na Cosmoprof de Las Vegas é um passo para a entrada de produtos da região no mercado dos Estados Unidos. "A presença em feiras internacionais permite o incremento de negócios para nossas empresas", afirma. Atualmente, algumas companhias do pólo comercializam esporadicamente para os Estados Unidos. Para ele, a participação em bloco pode melhorar resultados.

O coordenador acredita também que, além da possibilidade de fechamento de novos acordos, a participação em feiras internacionais serve como aprendizado para as empresas do Grande ABC. "Cada vez que o grupo sai do país para visitar outros mercados, volta melhor por descobrir novos produtos", avalia.

Crescimento – O Pólo de Cosméticos de Diadema, que concentra 103 companhias do segmento de cosméticos, das quais 65 são fabricantes e o restante, revendedoras, exportou US$ 1,8 milhão em 2004. Neste ano, a meta é aumentar as vendas externas em 10% e atingir a cifra de US$ 2 milhões. Em todo o país, as exportações do setor somaram US$ 80 milhões no ano passado.

Até o final do ano, integrantes do pólo devem participam de viagens internacionais para países da América Latina, Europa e Oriente Médio. No Brasil, o pólo realizará até dezembro rodadas de negócios em diversas cidades. As atividades têm apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) e podem representar crescimento de até 20% nas vendas das empresas participantes ao final de 2005, de acordo com a entidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;