Setecidades Titulo Rede Estadual
Palestras abordam bullying e uso de imagens em Mauá

Evento foi pensado devido ao compartilhamento de fotos vexatórias de alunos nas redes sociais

Por Flávia Fernandes
Especial para o Diário
21/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/ DGABC


 Alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio da EE Jardim Cruzeiro, em Mauá, participaram ontem de palestra sobre cyberbullying e direitos de imagem com o diretor de arte da agência Social Tailors, Mathews Alvarez, 24 anos, morador de Mauá e ex-aluno da rede pública de Ribeirão Pires. O debate foi levado para a escola após a coordenação perceber alto número de alunos compartilhando imagens vexatórias uns dos outros nas redes sociais.

A discussão com os alunos trouxe os artigos da Constituição que falam sobre o uso indevido das imagens de outra pessoa e punições para quem pratica esses atos. O palestrante conta que sofreu com essas dificuldades na infância e adolescência e que teria sido diferente se tivesse recebido instrução na época. “Conhecemos muitos casos de chacinas em escolas, Suzano, por exemplo (onde dez pessoas morreram), e a maioria se inicia com o bullying”, alerta.

A vice-diretora da escola, Marta Alvarez, explica que as fotos inadequadas tiradas pelos alunos e compartilhadas têm gerado casos de depressão e síndrome do pânico.

Para a estudante do 6º ano Alexandra de Freitas, 11, o tema é sério e corriqueiro. “Várias pessoas cometem bullying. Quando alguém entra em depressão, pode até se matar.”

Ao todo, foram realizadas 12 palestras para os 1.100 alunos da escola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;