Economia Titulo
Ano já começa
com contas a pagar
Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
04/01/2011 | 07:26
Compartilhar notícia


Os consumidores brasileiros ainda nem terminaram de pagar as compras de Natal e as contas típicas de janeiro já batem à porta. O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), matrícula e materiais escolares são as despesas de valores mais altos nesta época e responsáveis por deixar muitas contas bancárias no vermelho - caso o planejamento financeiro não tenha ocorrido.

A partir do dia 10, por exemplo, começam a vencer os carnês de IPTU para aqueles que residem em São Bernardo, dependendo da área em que se mora. No município, o reajuste será de 5,46%, conforme atualização da inflação. Segundo a Prefeitura, moradores terão até dia 21 para quitar o carnê em parcela única.

A Prefeitura de Mauá anuncia que o imposto foi reajustado em 10,24%, já que usa o FMP (Fator Monetário Padrão) para atualização.

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Santo André informa que ocorrerá reposição inflacionária de 5,63% pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Quanto aos prazos, os carnês relativos a terrenos e indústrias têm vencimento dia 26 e deverão chegar aos proprietários até o dia 16. Já os referentes a residências e comércios têm prazo entre 9 e 14 de fevereiro, e deverão chegar aos proprietários até o fim deste mês.

A Prefeitura de Diadema começa a distribuir, nesta semana, os carnês do IPTU, para os moradores do município. Os valores foram reajustados em média 8,62% em relação ao imposto de 2010 e levou em consideração critérios como valorização do imóvel e condições de endividamento do contribuinte.

Dia 25 vence a primeira parcela dos imóveis com valores venais superiores a R$ 153 mil. Os demais terão prazo que varia entre os dias 14 e 18 de fevereiro.

Conforme antecipou o Diário, Ribeirão Pires prevê pelo segundo ano consecutivo reajuste acima da inflação. Segundo a Prefeitura o IPTU terá alta de 18%. Já o prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB), afirma que neste ano, a média de reajuste do IPTU será de 5,25%.

DESCONTOS - Aposentados e pensionistas proprietários de imóveis estão sendo beneficiados com a redução entre 50% e 100% no valor do IPTU, como destaca as prefeituras de São Bernardo, Diadema, Santo André e Mauá.

Geralmente, esses munícipes devem solicitar o desconto no ano anterior ao pagamento do imposto, se dirigindo diretamente na sede das prefeituras. Pagamentos em parcela única também prevêem descontos, que ainda estão sendo calculados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;