Memória Titulo Memória
Caminhada ao topo do Grande ABC
Ademir Medici
02/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Este é um evento oficial do aniversário da cidade. Estamos participando de um ato de natureza pública. Acho que viveremos excelentes momentos”.

Cf. José Pagliuca, secretário do Meio Ambiente de São Bernardo, pouco antes da subida em direção ao alto do Pico do Bonilha, sábado, 25 de agosto.

Pico do Bonilha, o ‘Jaraguá’ do Grande ABC. Ponto culminante da região, com seus mais de 970 metros de altitude em relação ao nível do mar – são vários números, entre eles 974 metros e 986,5 metros. 

O pico localiza-se em terras do Montanhão, outrora Linha São Bernardo Novo, divisa com o Parque do Pedroso, este uma reserva verde de Santo André. Nunca vimos tanta gente percorrendo a trilha que leva ao cume do Bonilha.

Choveu entre a noite da sexta-feira, 24, e a madrugada do sábado, 25. O céu ficou claro. A ventania ajudou. E foi possível avistar as cidades lá embaixo e no horizonte, distinguindo-se o espigão da Avenida Paulista, a Serra da Cantareira e o Jaraguá entre as zonas Norte e Oeste de São Paulo.

De outro lado, Parelheiros no extremo Sul paulistano, além Distrito de Riacho Grande, já no Distrito de Engenheiro Marsilac, onde começa a descida das composições ferroviárias de carga que levam ao Litoral: a Linha Mairinque-Santos da Estrada de Ferro Sorocabana.

Aos nossos pés, braços da Represa Billings. Vegetação abundante. Em direção a Mauá, as chaminés da Refinaria de Capuava.

Esses cenários todos foram vistos por essa gente entusiasmada das fotos. As redes sociais devem estar bombando.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Quem foi Bonilha

Porque Pico da Cruz

Interação com Facebook

Revistas

Tenho uma série de revistas antigas com matérias como a morte de Tancredo Neves, primeira viagem à Lua, a morte de Ted Kenedy, etc, e gostaria de entregar para alguém como você. Pergunto: se é do interesse do amigo recebê-las, como devo proceder?

Ângelo Marchetti


Resposta – Prezado Marchetti. Você não quer participar do nosso programa no DGABC TV? Tem 1.000 coisas para dizer, inclusive sobre o velho e querido Imes, hoje USCS. Ai você leva as revistas – mantenho as anteriores que você fez o grande favor de me oferecer, os números da insuperável ‘Realidade’.

O programa é gravado num lindo estúdio, na sede do Diário. Assista a alguns. Estão todos no site www.dgabc.com.br.

Em 2 de setembro de...

1918 – Repercutia a morte de Albert Löfgren, botânico sueco, ocorrida em 30 de agosto, no Rio de Janeiro. Atuou em São Paulo defendendo a preservação das matas contra a ação, entre outros, dos carvoeiros. Hoje seu nome é dado ao Horto Botânico Paulista.

n A guerra. Do noticiário do Estadão: as tropas aliadas, apesar da desesperada resistência do inimigo, continuam a avançar.

1987 – Diário do Grande ABC lança a coluna Memória, hoje a página Memória de todos os dias. A coluna já nasceu diária e chega, firme e forte, aos seus 31 anos de publicação ininterrupta. Vitória de você, leitor, que nos ajuda nesta deliciosa batalha diária.

Hoje

Dia do Repórter-Fotográfico

Dia do Florista

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 2 de setembro:

Em São Paulo, Presidente Venceslau. Criado em 2-9-1926, quando se separa de Presidente Prudente.

Em Santa Catarina, Blumenau

No Mato Grosso do Sul, Ladário

Em Goiás, Leopoldo de Bulhões e Mara Rosa<TB>Fonte: IBGE

Santos do Dia

Dorotéia

Ingrid

Bv. Apolinário Morel

Bv. Severino Girauld

BOA VIAGEM

São Bernardo realiza neste domingo a secular Procissão dos Carroceiros, no auge da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Às 8h iniciam-se os preparativos para a saída da imagem histórica da santinha, que permaneceu durante uma semana na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Acampamento do DER.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;