Setecidades Titulo Fenômeno espacial
Eclipse lunar mais longo do século ocorre amanhã, a partir das 17h38

Lua ficará totalmente encoberta pela Terra por uma hora e 42 minutos

Por Juliana Stern
26/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/Arquivo DGABC


 O mais longo eclipse lunar total do século acontecerá amanhã. O evento astronômico, conhecido como Lua de Sangue, durará uma hora e 42 minutos e poderá ser visto em todo o País. Próximo do tipo visível do Brasil só ocorrerá em janeiro de 2019.

Um eclipse lunar acontece quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados de uma maneira que o planeta bloqueia os raios solares que atingiriam seu satélite natural. O resultado é uma Lua avermelhada, quase marrom. Daí o apelido.

No Grande ABC, o espetáculo começa às 17h38, assim que a Lua nascer, já no eclipse total. “Aqui no (Grande) ABC vamos pegar o evento do meio para o final. A Lua já vai aparecer no céu eclipsada e muito próxima do ápice. Teremos um belíssimo nascer da lua”, diz o coordenador do planetário na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, Marcos Calil. “Para quem quiser observar é muito importante não ter nenhum obstáculo, como um prédio ou árvore, tampando o horizonte”, explica o cientista. A Lua nascerá ao lado contrário de onde o Sol se põe.

Para aqueles que buscam contemplar o fenômeno astronômico em grande estilo, o planetário da Sabina, parte do NOC (Núcleo de Observação do Céu), abrirá as portas para observação. O parque funcionará excepcionalmente até as 21h por causa do eclipse e, segundo Calil, há expectativa de público de 3.000 pessoas durante a noite. 

Além de espaço para observação a olho nu, o NOC disponibilizará dois telescópios para que as pessoas também possam ver os planetas Marte, Vênus, Júpiter e Saturno, que estão visíveis há pouco menos de um mês. “Marte, em especial, também poderá ser visto sem os telescópios, como um ponto vermelho muito forte próximo à Lua”, diz Calil. 

Os ingressos do parque custam R$ 20 por visitante, com possibilidade de meia-entrada para crianças de 6 a 12 anos, estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos. Entrada grátis para menores de 5 anos, alunos e professores das escolas municipais de Santo André e pessoas com deficiência. Para observar o eclipse é preciso chegar com uma hora de antecedência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;