Política Titulo
Assembléia aprova LDO, mas traições travam destaques
Por Do Diário do Grande ABC
08/07/2005 | 08:37
Compartilhar notícia


O texto principal da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que define as linhas gerais do planejamento de gastos do governo estadual para o ano que vem foi aprovado nesta quinta-feira por unanimidade na Assembléia Legislativa. Mas novo impasse entre o bloco de apoio ao governo Geraldo Alckmin (PSDB) e a oposição produziu um espetáculo de traições e travou, até o final da noite desta quinta-feira, a votação de destaques que tratam justamente dos pontos mais polêmicos, como permitir mais dinheiro para a educação e para reajustar os salários do funcionalismo.

Essa é primeira vez em anos que o governador Geraldo Alckmin encontra tantos problemas para fazer passar o projeto da LDO sem alterações. Nesta quinta-feira, oposição e governo tinham o mesmo número de votos: 43. O equilíbrio se deu porque o presidente da Casa, Rodrigo Garcia (PFL) – eleito com votos da oposição –, conseguiu apoio de parte das bancadas governistas.

Governistas e oposição construíram um acordo com cinco itens para garantir a aprovação da LDO – sem a qual os parlamentares não podem entrar em férias. Além de aprovar a LDO, outros dois itens passaram: a aprovação em bloco das emendas consensuais e a rejeição em bloco de emendas descartadas no processo de negociação.

Vice-líderes do governo, Milton Flávio (PSDB) e Orlando Morando (PL), contam que a conversa degringolou quando foi pedida verificação de voto para apreciar o terceiro bloco – que trata de emendas que desagradam o governo, porque prevêem ampliação da oferta de recursos para educação. O roteiro de votação estipulava que todos os parlamentares votariam apenas "sim" ou "não". Mas segundo o governo, na hora "h", vendo que perderia, a oposição mudou o voto para "abstenção" – o que impediu quórum para votação.

Em resposta, os partidos de apoio ao governo obstruiram a votação em torno do quarto bloco de emendas também consideradas polêmicas – como a que prevê o reajuste salarial para o funcionalismo. Milton Flávio afirmou que embora tenha perdido o bloco três, a oposição ganharia o bloco quatro, porque na hora da votação um dos governistas estava na enfermaria.

Diante da quebra do acordo de ambos os lados, ficou difícil retomar a negociação para combinar a retomada da votação. "Não sei qual seria o acordo possível nesse momento", disse o tucano. Se não houvesse saída ainda nesta quinta-feira, a discussão poderá ficar para uma nova data. Ana do Carmo (PT) tem outra explicação: "Eu sabia que esse acordo com gente do PFL e do PSB para votar fechado contra o governador não iria durar." De acordo com ela, três deputados estavam no plenário, mas se fingiram de mortos para não votar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;