Política Titulo
Palmeiras é o preferido entre os vereadores do Grande ABC
Dênis Cavalcante
Especial para o Diário
05/06/2005 | 08:05
Compartilhar notícia


Apesar da campanha regular no Campeonato Brasileiro de Futebol, onde ocupa a 15ª colocação com sete pontos ganhos, o Palmeiras pode comemorar um título no Grande ABC: o de campeão na preferência dos vereadores das sete cidades. Dos 104 parlamentares - apenas Pastor Jair (PT), de Diadema, não foi localizado - 33 são torcedores do Verdão. O segundo lugar na preferência dos legisladores municipais é o Corinthians, com 27 "pontos", enquanto o São Paulo tem a torcida de 17 parlamentares. O Santos, atual campeão brasileiro, tem 16 vereadores torcedores. Os demais parlamentares dizem não ter time de coração ou torcem por equipes de outros estados.

Apesar de ter a maior torcida do Estado e a segunda maior do país, o Timão não é maioria entre os parlamentares. O time do Parque São Jorge é o preferido em São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O Palmeiras domina também em três cidades - São Caetano, Diadema e Santo André -. mas leva vantagem pois são municípios com maior número de vereadores.

São Paulo e Santos são os mais populares em apenas uma cidade cada. O Tricolor empata com Palmeiras em São Caetano enquanto o time da Vila Belmiro vence em Mauá.

Fanáticos - A maior parte dos vereadores diz não ser fanática por futebol, que apenas acompanha os resultados dos times. Mas sempre existem exceções, como o palmeirense José de Araújo (PMDB-Santo André) e o santista Gervásio Paz Folha (PSB-São Bernardo). O primeiro tem quadro com o distintivo do Verdão pendurado na entrada de seu gabinete. Gervásio tem até cargo na diretoria do Santos.

"A primeira coisa que eu vou ver no jornal é a seção de esportes. Primeiro eu vejo as notícias do meu Palmeiras, depois eu procuro saber da política da região", confessa Araújo. Ele é um dos nove palmeirenses da Câmara de Santo André. O parlamentar diz ter muito orgulho do Palmeiras. "Esse distintivo é muito antigo (apontando para o quadro no gabinete), nem lembro mais quando ganhei."

Em São Bernardo, o fanático é Gervásio. O santista é subdiretor do departamento de patrimônio do clube.Todos os colegas de Câmara o apontam como sendo o maior torcedor da Casa. "Eu sou do tipo que chora quando o time perde", conta. "Eu fundei torcida uniformizada, ia em programa de televisão, fazia um auê." O vereador chega a citar o time de coração durante sessões da Câmara da cidade.

Maioria -Se dependesse da equipe que os vereadores e prefeitos torcem para a aprovação de projetos, apenas José de Filippi (PT), de Diadema, e Diniz Lopes, (PL) de Mauá, conseguiriam maioria para votar suas propostas. O restante não conseguiria formar bancada de acordo com seus clubes de coração.

Em Diadema, do palmeirense Filippi, a bancada alvi-verde é maioria, com sete adesões. Já o santista Diniz Lopes contaria com quatro votos certos de seus aliados de equipe e ainda poderia tentar atrair outros três parlamentares indecisos para a bancada.

O são-paulino João Avamileno (PT), de Santo André, perderia de goleada. Apenas Paulinho Serra (PFL) compartilha o mesmo gosto. Detalhe que Serra é de partido diferente do prefeito. Em São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), palmeirense, precisaria atrair o primeiro secretário Sidnei Bezerra (PSDC) para sua torcida, desempatando com o número de são-paulinos.

William Dib (PSB) e Adler Kiko Teixeira (PSDB), são-paulinos, e Clóvis Volpi (PV), palmeirense, também não aprovariam nenhum projeto. Volpi estaria em pior posição, já que a maioria dos vereadores é torcedora do arquirrival Corinthians.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;