Nacional Titulo
Ministério cria rede para organizar produção de remédio
Por
04/06/2005 | 08:14
Compartilhar notícia


Depois da crise no abastecimento de medicamentos antiretrovirais e da troca de farpas entre governo e laboratórios, o Ministério da Saúde criou a Rede Brasileira de Produção Pública de Medicamentos. A idéia é que a entidade organize o sistema de produção de drogas usadas em programas públicos de saúde e racionalize a forma de obter matérias-primas e a distribuição de medicamentos. "Hoje, mesmo de forma involuntária, laboratórios oficiais acabam competindo entre si, produzindo as mesmas drogas", afirma o diretor da área de política de medicamentos do Ministério da Saúde, Dirceu Barbano.

A participação na rede não será obrigatória. Ela ficará responsável pela análise da produção de cada laboratório e pela definição do que cada um deve produzir. Barbano garante, no entanto, que tal iniciativa não vai ferir a autonomia das instituições.

Um comitê gestor, formado por representes do ministério, de laboratórios oficiais e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, se encarregará do levantamento, da definição de prioridades e de apontar os ajustes na produção. Barbano afirma que laboratórios dispostos a participar da rede terão algumas vantagens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;