Turismo Titulo Pernambuco
Os sabores que vêm do sertão
Por
17/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A alimentação do bando do famoso cangaceiro Lampião, quando em suas andanças pelo Nordeste do Brasil, era baseada em carne seca, farinha, rapadura e carne de caprinos. "Era coisa básica. O grupo precisava de algo prático, já que estava sempre em movimento árduo", conta a vice-presidente da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria.

A dieta dos capangas era basicamente o que se comia no sertão do País, onde sofisticação não era necessariamente palavra de ordem. Quer dizer, não era até a realização do Festival Gastronômico Sabores do Sertão, que chega à quarta edição sob a tutela do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Pernambuco em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), com a proposta de trazer receitas requintadas à base dos mais tradicionais ingredientes da região.

Com isso, o objetivo foi movimentar o setor gastronômico local para promover maior competitividade e lucratividade entre as empresas do segmento.

A abertura aconteceu no dia 8, na Praça de Alimentação Ivany Barros, em Serra Talhada, e contou com exposição de novos pratos, além de apresentações culturais com o grupo de coco de roda Zumbi dos Palmares e com conjunto de forró pé de serra Cabras de Lampião. O festival segue até dia 20.

Os componentes dos pratos vão desde o filé mignon até o charque e as carnes de bode e de sol.

Antes de colocar a mão na massa para criar as novas receitas, os chefs de cada restaurante passaram por nove capacitações promovidas pelo Sebrae/PE sobre preparação, apresentação dos pratos, atendimentos e formulação de procedimentos. "Com isso, seguimos o propósito de tornar os restaurantes mais atrativos e competitivos", afirma o gestor de turismo, cultura e artesanato da unidade de negócios do Sebrae/PE, Alexandre Campos.

Para os participantes, foi uma oportunidade de adquirir novas informações para inovar e agregar valor às criações. As capacitações trouxeram muitas novidades e nos ensinaram a observar e transformar coisas do nosso cotidiano", revela o chef do Mirante do Sesc, que apresentou o Crepe Floresta, à base de carnes, cebola e queijo coalho.

"Tivemos novas perspectivas nas aulas. Em nosso prato, por exemplo, utilizamos carne de bode moída, algo em que não tínhamos pensado antes. Foi uma experiência muito recompensadora", reforça a chef de outro restaurante, criadora do rocambode, recheado com carne de caprino.

BONS FRUTOS - Antes do Festival Gastronômico, não tínhamos em Serra Talhada muita força nesse segmento. Era comum que os restaurantes abrissem e fechassem em pouco tempo", diz o o secretário de Indústria e Comércio do município, Célio Antunes. De acordo com ele, o caráter de inovação do evento vem fortificando o setor a cada dia. "Agora estamos prosperando. Os restaurantes investem na criatividade, estão empregando cada vez mais pessoas e conseguem se manter no mercado", ressalta.

Os reflexos do festival também aparecem em outras áreas. "O que queremos com o evento é dar mais visibilidade à região onde ele acontece. Uma pesquisa do Ministério do Turismo mostrou que a gastronomia é responsável por aumentar em 30% a atratividade de um destino. Esperamos, então, causar uma integração entre as rotas turísticas e gastronômicas para que as duas se fortaleçam e tragam bons frutos", diz o gestor de cultura, turismo e gastronomia do Sebrae de Pernambuco, Alexandre Ferreira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;